Como eram os primeiros sites de artistas da música?
Tecnologia

Como eram os primeiros sites de artistas da música?

0

Publicidade

No princípio, a internet era mato. Quando a rede mundial de computadores entrou no ar, o universo online era povoado por salas de bate-papo, jogos no estilo de campo minado e poucas funcionalidades para além dessas. Nessa mesma época, artistas ávidos para divulgar seus trabalhos começaram a capinar o terreno para criar plataformas que dessem informações relevantes aos fãs.

SPOTIFY, 10 ANOS: Como o serviço de streaming mudou a música

ONE LOVE MACHINE BAND: A banda de robôs de sucata que toca punk rock

Direto do túnel do tempo, ou melhor, do arquivo mundial da internet (você pode ver como alguns sites eram em diversos momentos da história cibernética), nós separamos relíquias gráficas dos primeiros layouts usados nos sites alguns artistas. Venha se divertir com a gente (e se irritar com o uso completamente desvairado de comic sans).

Beyoncé

Em um dos primeiros layouts do Beyonce.com, a sra. Carter tentava aumentar o número de fãs adeptos da Beyhive. Em abril de 2006, pouco depois de se casar com Jay-Z e antes mesmo de lançar "B'Day", seu segundo álbum solo, era assim que Bey levava para o mundo informações sobre seus trabalhos. Vocês querem se divertir? Entrem no site para ver como ele é atualmente e comparem. Risos. 

Gilberto Gil

"Criar meu web site. Fazer minha home-page". A história da composição de "Pela Internet", música de Gilberto Gil, veio, de fato, da ideia de criar sua página online. Na verdade, a música foi composta para ser lançada, justamente, pela internet. Foi um marco na época — e é um sucesso até hoje. Olhem como o site apresentou a música para o mundo:

Mariah Carey

Em fevereiro de 2001, Mariah Carey aparecia de barriga de fora em um site cor de rosa para divulgar um material exclusivo para quem acessasse a página. Lá se vão 17 anos e o site, vocês podem ver, mudou bastante. Só uma coisa segue igual: o gosto de Mariah pela cor rosa.  

Metallica

Em 2005, o Metallica.com tinha um visual bastante anos 2000: aba para notícias, boxes com produtos de merchandising à venda e informações gerais sobre a banda. Vamos lembrar que não era um tempo em que a Wikipedia era lá tão popular. Saber notícias básicas sobre seus ídolos não era de todo fácil. 

Los Hermanos

"Anna Júlia" estourou em 1999. Dois anos depois, Los Hermanos tinham um site até bem arrumado para a época. A página é hospedada até hoje no site do Universo Online (Uol). 

Marisa Monte

Muito antes do pendrive, existia um negócio CD-Rom, que permitia que nós, usuários de computadores, rodássemos programas, jogos, vídeos e outros formatos tecnológicos de audiovisual. Marisa Monte, por dentro das inovações, usava seu site, em 1997, para sortear kits para os fãs contendo, entre outros artigos, uma espécie deste já extinto formato. Hoje em dia, ler "CD-Rom" causa uma certa estranheza.  

Justin Timberlake

Se você não viveu a adolescência nos anos 2000, não se lembra de Justin Timberlake pré-carreira solo. Antes de trazer a sensualidade de volta, o cantor de "SexyBack" desfilava seu cabelinho cacheado como um dos integrantes do 'Nsync. Mesmo na banda, ele já tinha seu site particular, onde aproveitava para fazer campanha de arrecadação para causas sociais. Fofo. 

Ivete Sangalo

Nos tempos longínquos de 2001, uma das rainhas da Bahia Ivete Sangalo fazia a Sasha e tinha um site bilíngue. A plataforma convidava os internautas para saber mais da agenda da cantora, se inscrever em fóruns ou ler sua biografia — tudo em inglês. Veveta sempre foi chique, não é mesmo?

Elton John

O site de Sir Elton John, em abril de 2001, era certamente um dos mais bonitos. Colorido e com fotos do artista, ele destacava em sua home que a página era uma forma de Elton levar informação diretamente aos fãs. Tempos pré-Instagram. 

Eminem 

Em outubro de 1999, data do print do site, Eminem havia lançado seu segundo álbum de estúdio, "Slim Shady", há poucos meses. O trabalho foi responsável pela ascensão meteórica do rapper no começo dos anos 2000. Em seu site, o álbum era divulgado junto a peças de merchandising e prévias das músicas. 

Guns N’ Roses

Tem coisa mais "internet nos anos 2000" que essa versão do site do Guns? Pois bem, entrevistamos cerca de 0 pessoas, mas temos o resultado bastante contundente e preciso de que: não, não tem. Troféu Layout 2000 para o site de 2006 da banda de Axl Rose. 

Red Hot Chili Peppers

O site do Red Hot em outubro de 2000 trazia uma informação maravilhosa: se você reparar, à esquerda, está o registro da notícia de que a banda viria ao Brasil para o Rock in Rio na terceira edição do festival. Seria a segunda vez da banda na cidade carioca.

Pink

Eu disse que não havia nada mais anos 2000 do que o site do Guns em 2006. Eu menti.

Bob Dylan

BobDylan.com ganha o troféu no quesito Layout de Ouro. Em 1998, o poeta do folk tinha uma página moderna para a época — mais um reflexo de sua mente à frente do tempo. 

Backstreet Boys

Quem lembra do primeiro álbum dos Backstreet Boys vai reconhecer logo o layout do site da boyband em outubro de 1996. A entrada para a home da página reproduzia a foto de capa daquele álbum. Dentro, um menu interativo e bastante avançado para a época. 

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais