Como a música afeta o seu humor, segundo a ciência
Tecnologia

Como a música afeta o seu humor, segundo a ciência

Publicidade

Não é novidade que músicas podem despertar os mais variados sentimentos, mas o quanto elas realmente podem impactar no humor de alguém?

Em entrevista ao “Huffington Post”, o professor universitário Adrian North, Diretor da Escola de Psicologia e Patologia da Fala da Universidade de Curtin, na Austrália, explicou que “a resposta emocional das pessoas à música” se deve a dois fatores principais. O primeiro é se a canção é considerada prazerosa ou desagradável, e o segundo é o quão “ativa” ou “sonolenta” ela é - e isso é percebido logo no primeiro contato da pessoa com a composição.

SAÚDE: Assistir a shows aumenta expectativa de vida, diz estudo

BEM-ESTAR: Volume da música que você ouve pode determinar se a sua dieta vai dar certo ou não

I Hate Flash/Renan Olivetti
I Hate Flash/Renan Olivetti

Segundo North, “música ‘animada’ é aquela que julgamos ser prazerosa e ativa, enquanto música ‘relaxante’ é a que percebemos ser agradável e sonolenta”. Mas nem tudo é preto no branco e, como o professor disse, experiência pessoal também conta. Isso quer dizer que se você tiver escutado uma canção tranquila em um momento de extremo estresse, é provável que ela te perturbe ao invés de te acalmar.

E você pode estar se perguntando: “por que algumas pessoas gostam de músicas tristes?”. North afirma existirem várias explicações para isso, mas uma delas é que algumas pessoas se sentem bem sobre se sentirem tristes, e é essa sensação que elas acabam tirando de canções melancólicas (como se fosse uma espécie de conforto).

Por mais que seja poderosa, a ligação entre música e estado emocional não é forte o suficiente para mudar o humor de alguém, explica North. “Se a pessoa está mal-humorada e determinada a continuar assim, simplesmente tocar uma música feliz não vai melhorar isso.” 

LEIA MAIS: Para mais conteúdos sobre saúde e bem-estar, acesse o 'Minha Vida'


FOX
FOX

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest