Como Renée Zellweger aprendeu a cantar como Judy Garland, na atuação que lhe valeu o Globo de Ouro
Entretenimento

Como Renée Zellweger aprendeu a cantar como Judy Garland, na atuação que lhe valeu o Globo de Ouro

Gary Catona, o homem que ajudou Renée Zellweger a absorver o estilo vocal de Judy Garland (1922-1969) e interpretá-la no filme "Judy — Muito Além do Arco-Íris", se autodenomina um "construtor de voz". Ele adota um treinamento que fortalece os músculos que circundam as cordas vocais. Na lista de clientes que já atendeu na Filadélfia, estão Whitney Houston, Andrea Bocelli, Brian Wilson, Steven Tyler, Lenny Kravitz, Liza Minnelli e Shirley MacLaine.

O especialista também ajudou a fortalecer as cordas vocais fisicamente danificadas do falecido Muhammad Ali, que sofria de Parkinson, e as de ator Jack Klugman, que morreu de câncer na garganta. Até Fab Morvan, do Milli Vanilli — duo associado ao escandaloso playback em seu álbum de estreia — procurou Catona para aprender a cantar.

Renée Zellweger em cena de "Judy - Muito Além do Arco-Íris": treinamento vocal diferente. Foto: Divulgação
Renée Zellweger em cena de "Judy - Muito Além do Arco-Íris": treinamento vocal diferente. Foto: Divulgação

Para Renée, estrelar "Judy" foi bem além da complexidade de interpretar a protagonista de clássicos como o "Nasce Uma Estrela" original, em seus últimos e conturbados seis meses de sua vida. Uma performance que, claro, faz dela uma das fortes candidatas ao Oscar. Renée também cantou no filme. "Sua voz era boa antes, mas agora melhorou dramaticamente", diz Catona, 67 anos, sobre o resultado da preparação da atriz. "O truque dela não era personificar Judy Garland, mas trazer algo de sua própria alquimia, o que eu sinto que ela conseguiu, mantendo-se fiel ao personagem e fazendo com que ele se tornasse vivo", elogia.

A técnica de Catona é uma espécie de campo de treinamento vocal. “Os professores de voz dizem para você cantar pela garganta, diafragma e nariz, o que é ridículo”, critica. Ele afirma que seu método, chamado “isocinética”, evita o desgaste das cordas vocais: “A voz é um fenômeno muscular. Meus exercícios são similares a treinamentos de resistência ”.

Gary Catona diz que seu treinamento evita o desgaste das cordas vocais. Foto: Getty Images
Gary Catona diz que seu treinamento evita o desgaste das cordas vocais. Foto: Getty Images

“Eu não sabia que os músculos vocais podiam ser manipulados por exercícios de fortalecimento e fiquei surpresa ao descobrir que componentes emocionais armazenados subconscientemente podem ser liberados à medida em que os músculos são forçados a se abrir”, fala Renée sobre a preparação para o filme que estreia no Brasil dia 30 de janeiro.

O foco da atriz estava no desenvolvimento "daqueles sons amplos e vogais que aumentavam seu alcance", segundo Catona. “Ela realmente assimilou o fraseado vocal de Judy. Mas ela é uma cantora naturalmente talentosa. ... Eu apenas mantive sua voz em ótima forma, dando-lhe pequenas dicas. Sua performance foi toda sobre a interpretação emocional e a autenticidade”, diz o preparador vocal.

Renée e Catona se conheceram quando o namorado dela, o guitarrista Doyle Bramhall II, procurou treinamento vocal por recomendação de um colega. O trabalho foi além do filme, incluindo a gravação da trilha sonora do filme, lançada em setembro de 2019 pela Decca Records. A coleção inclui duetos com Sam Smith ("Get Happy") e Rufus Wainwright ("Have Yourself a Merry Little Christmas"), faixas em que é possível perceber o canto flexível de Renée.

“Foi um prazer experimentar as transformações inesperadas que surgiram no processo de recuperação e encontro com minha voz. O trabalho tem sido uma enorme bênção que continuo carregando comigo”, diz a atriz.

"Judy — Muito Além do Arco-Íris" estreia no Brasil em 30 de janeiro. No último domingo, Renée levou o Globo de Ouro de melhor atriz de drama pela interpretação magistral da estrela de Hollywood, ícone da era dos musicais e eternamente associada a seu papel na versão original de "O Mágico de Oz", de 1939.

Tags relacionadas:
EntretenimentoCinemaMusical

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest