Como um monge do século XVIII criou o primeiro instrumento eletrônico
Tecnologia

Como um monge do século XVIII criou o primeiro instrumento eletrônico

Publicidade

Música eletrônica pode até nos remeter a décadas mais recentes, quando esse gênero musical passou a ser ainda mais popular entre jovens frequentadores de raves e entusiastas de sons tecnológicos. Mas, alguns séculos antes, o teólogo e cientista tcheco Václav Prokop Diviš juntou seus interesses por eletricidade e música para criar um instrumento chamado "Denis d'or" ou "Golden Dionysus", o precursor do que conhecemos hoje como sintetizador.

GRANDE REPERTÓRIO: Usuário do Mixcloud garimpa a história da música eletrônica

LEIA TAMBÉM: ‘Professor Pardal’ dos sintetizadores, brasileiro criou instrumento até para Hans Zimmer

Espécie de teclado, o instrumento nasceu por volta de 1748 e era equipado com 790 cordas de ferro posicionadas para serem tocadas como um clavicórdio (um tipo de piano do século XIV) e capazes de imitar sons de uma grande variedade de outros instrumentos musicais. 

O monge também projetou o Denis d'or com "um engenhoso e complexo sistema de paradas" que supostamente permitia a imitação de sons de aerofones (instrumentos que produzem som pela vibração do ar como acordeões e gaitas), cordofones (instrumentos musicais cujas cordas produzem sons quando tocadas como harpas e violinos) e até instrumentos de sopro (como flautas e clarinetes). Tudo bem que isso, diante das milhares de possibilidades dos sintetizadores de hoje em dia, não surpreende tanto, mas imagina na época? Não é à toa que o inventor é considerado o mais antigo visionário da música eletrônica.  

Segundo o livro “Cambridge Introduction to Electronic Music” ("Introdução de Cambridge à Música Eletrônica", em tradução livre), dos professores Nick Collins e Julio d'Escrivan, Diviš também teria inventado o para-raios no mesmo período que Benjamin Franklin, mas sem contato com o polímata americano. 

Com informações do “Open Culture” e do “Motherboard”.

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest