Conheça 7 bandas mexicanas que cantam em línguas indígenas
Inspiração

Conheça 7 bandas mexicanas que cantam em línguas indígenas

Quando falamos de música internacional, raramente consideramos letras cantadas em idiomas menos populares que o inglês, o espanhol, e até o coreano — que agora anda em alta! Você, por exemplo, já considerou ouvir gêneros como rock, hip-hop ou até o heavy metal em línguas indígenas?

No México, assim como em todos os territórios onde a cultura indígena existe e resiste — como no Brasil, na Bolívia, no Peru, no Canadá, EUA... —, há gente fazendo música "global", mas mantendo a tradição de seu povo por meio do idioma.

Abaixo, apresentamos sete grupos mexicanos que cantam nas línguas dos primeiros povos e que não ficaram restritos apenas aos gêneros musicais indígenas. Veja:

Sak Tzevul

O grupo de rock canta em tsotzil, língua falada pelo povo de ancestralidade maia que vivia no sul do México, mais precisamente nas Terras Altas de Chiapas. A banda foi criada em 1996 por Damián Martínez, o guitarrista e compositor do Sak Tzevul. Ele foi o fundador do conceito musical conhecido como Batsi-Rock, ou o rock indígena.

Vayijel

Assim como o Sak Tzevul, a banda de heavy metal de Chiapas também canta em tsotzil. Eles encarnam seus antepassados — os maias — utilizando máscaras tradicionais de seu povo, e se autodenominam como "guardiões de espírito animal". Nada mais adequado para um chamula, facção indígenas dos tzotzil.

Xipe Totec

Náuatle é uma língua falada pelos astecas que viviam na região central do México ao menos desde o século VII. É nesse idioma que canta a banda de heavy metal Xipe Totec — nome também conhecido por ser o do deus da fertilidade para os astecas.

Lumaltok

Rock psicodélico em tostzil? Temos. Naturais de Zinacatán, em Chiapas, a banda Lumaltok foi criada após um dos integrantes ouvir o disco do Doors. Eles consideram o espanhol sua segunda língua, uma vez que o tostzil é considerado o idioma materno dos descendentes dos maias.

Slajem K'op

O duo de hip-hop Slajem K'op, assim como a banda Vayijel, são chamulas da cidade de San Juan Chamula, em Chiapas. Cantam sobre a realidade de seu povo de uma maneira superoriginal, e o fazem invocando o idioma falado por seus ancestrais.

Mikistli

O grupo de heavy metal Mikistli foi formado em 2007, no município de Zongolica, no sul do estado de Veracruz, no México. Cantam em náuatle, assim como os integrantes da banda Xipe Totec.

Hamac Caziim

Hamac Caziim, que significa "fogo divino", é um grupo de rock de Punta Chueca, cidade localizada no Golfo da Califórnia, onde vivem descendentes do povo indígena seri. Eles cantam em cmiique iitom, também conhecido como idioma seri. Começaram a tocar em 1995.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest