Conheça o Pure Hell, o primeiro grupo de punk rock formado por negros
Entretenimento

Conheça o Pure Hell, o primeiro grupo de punk rock formado por negros

Os Bad Brains, banda considerada como "criadora" do hardcore, os têm como "uma grande influência". E não é por menos, afinal, o Pure Hell — o primeiro grupo de punk apenas com integrantes negros — assentou o terreno para que seus talentosos "descendentes" retomassem o movimento que era e sempre foi deles, apesar de passar anos e anos por uma "lavagem branca e homofóbica": o do rock.

O grupo começou em 1974, na Filadélfia, na Pensilvânia, e foi influente na cena novaiorquina de punk mas, provavelmente, você nunca deve ter escutado falar deles. E, por quê? Na época, artistas negros costumavam ser reconhecidos apenas por seus trabalhos em gêneros como disco, R&B, funk e soul — apesar de, claro, alguns poucos conseguirem "sair pela tangente".

Pure Hell/Reprodução/YouTube
Pure Hell/Reprodução/YouTube

Apagado parcialmente da história, o Pure Hell tem voltado a aparecer em registros de busca com o honroso reconhecimento como "a primeira banda punk negra". Mas história deles, recentemente contada em reportagem do "Dazed", vai além desse rótulo, que tinha no vocalista Kenny Stinker Gordon um adversário. "Não quero ser lembrado por ser negro", disse ele certa ocasião. "Quero ser lembrado por fazer parte da nata do punk nos anos 1970."

Para se ter uma noção: o Pure Hell era promovido pelo mítico guitarrista dos New York Dolls, Johnny Thunders, que marcava shows para eles na famosa boate Max's Kansas City, em Manhattan. Deram entrevistas ao ícone da pop art, Andy Warhol em sua revista, "Interview". Tinham Sid Vicious como brother e tocaram com o Sex Pistols — aliás, o vocalista Kenny foi flagrado ao lado de Sid numa fotografia polêmica, na qual os dois usavam camisas com uma suástica, na revista "Melody Maker".

Um fato fundamental para explicar esse "apagamento" da história: a música do Pure Hell ficou inacessível até 2006, quando o álbum "Noise Addiction" foi finalmente lançado — muitos anos depois do fim do grupo. Isso aconteceu porque, em 1978, após lançarem seu primeiro single, uma cover de "These Boots Are Made for Walking", de Nancy Sinatra, entraram em choque com a gravadora, que desejava mexer no som do grupo. Mas nunca é tarde para se deliciar com o Pure Hell.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest