'Coração Pede Socorro': clipe sobre violência contra a mulher é premiado no Cannes Lions 2019
Inspiração

'Coração Pede Socorro': clipe sobre violência contra a mulher é premiado no Cannes Lions 2019

O audiovisual brasileiro segue ganhando reconhecimento no ramo especializado em música. No Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2019 — considerado o maior encontro das indústrias publicitária e de comunicação criativa do mundo —, que acontece entre os dias 17 e 21 de junho, na França, o Brasil levou três prêmios na categoria Entertainment for Music. Um deles, o Leão de Ouro, foi entregue ao clipe da faixa "Coração Pede Socorro", da cantora sertaneja Naiara Azevedo, produzido pela Artplan em parceria com a produtora Musickeria especialmente para a campanha do Ministério de Direitos Humanos e da Secretaria das Mulheres como forma de conscientizar mulheres sobre os diferentes níveis de violência provenientes de um relacionamento abusivo.

"Muitas mulheres acham que estão em um relacionamento de amor, mas não estão": assim começa o vídeo desenvolvido para narrar o cotidiano de uma mulher vítima de constantes abusos físicos e psicológicos do marido. Enquanto Naiara Azevedo canta "Ah, esse amor / Deixou marcas no meu corpo / Ah, esse amor / Só de pensar eu grito, eu quase morro", a atriz Bruna Miglioranza aparece recebendo mensagens ameaçadoras, sendo coagida para realizar atividades sexuais e sofrendo diversas agressões verbais e físicas do personagem interpretado pelo ator mineiro Ramon Bellan. A violência das situações retratadas e reproduzidas como competência impressionou a equipe no set. "As pessoas que assistiram às gravações chegaram a ficar com raiva de mim", lembra Ramon.

"'Coração Pede Socorro' veio para mostrar que as mulheres têm voz", publicou Naiara Azevedo em seu perfil no Instagram. "Eu não poderia estar mais orgulhosa." Ela conta que escrever a letra foi muito difícil, porque precisava expor uma situação pesada, mas de forma não explícita. "As pessoas só percebem com clareza do que se trata quando veem o vídeo. Da mesma forma como muitas mulheres acham que estão vivendo uma história de amor quando, na verdade, estão vivendo um relacionamento abusivo."

"Coração Pede Socorro" retrata e denuncia as diferentes formas de violência contra a mulher / Foto: Reprodução
"Coração Pede Socorro" retrata e denuncia as diferentes formas de violência contra a mulher / Foto: Reprodução

O clipe mostra que, assim como uma canção de ritmo cativante pode parecer romântica (mas não ser), relações amorosas controladoras e violentas podem demorar a ser caracterizadas como abusivas — principalmente se mantidas sob os pretextos de "cuidado" e "afeto". E foi o diálogo entre as dualidades da letra escrita por Naiara, da melodia da música e da suposta relação de "amor" o gancho escolhido para puxar o clímax da narrativa: o momento da divulgação do 180 — número da Central de Atendimento à Mulher.

Lançada em novembro de 2018, a campanha também promoveu o uso da hashtag "#vctemvoz" para aumentar o estímulo à denúncia contra atos de violência contra a mulher, ainda alarmantes. Segundo dados de pesquisa encomendada ao Datafolha este ano, mais de um milhão e meio de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil entre fevereiro de 2018 e o mesmo mês de 2019, enquanto cerca de 76,4% das mulheres vítimas de violência já conheciam o agressor e a maior parte delas foi violentada dentro de casa.

Casal protagonista do clipe "Coração Pede Socorro" em cena / Foto: Divulgação
Casal protagonista do clipe "Coração Pede Socorro" em cena / Foto: Divulgação

Os outros dois prêmios conquistados pelo Brasil na mesma categoria do Cannes Lions 2019 foram para o curta-metragem "Bluesman" (2018), feito especialmente para ilustrar o álbum homônimo do rapper Baco Exu do Blues, ganhador do Grand Prix (a premiação máxima) — em empate com "This Is America", de Childish Gambino — e para a ação "Música Para Os Olhos", feita para a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), vencedora de um Leão de Bronze.

Assista ao clipe de "Coração Pede Socorro":

Naiara Azevedo caracterizada para a campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher / Foto: Reprodução
Naiara Azevedo caracterizada para a campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher / Foto: Reprodução

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest