Coronavírus: italianos em quarentena cantam juntos nas janelas
Inspiração

Coronavírus: italianos em quarentena cantam juntos nas janelas

Por conta da rapidez de contágio e da quantidade alarmante do número de vítimas em todo o mundo, a pandemia do novo coronavírus tem obrigado cada vez mais países a interromper atividades públicas de grande aglomeração e, onde a contaminação é mais grave, a isolar cidadãos em quarentena domiciliar. Na Itália, que já registra mais de 17 mil casos da doença, a situação segue preocupante. Impossibilitados de sair para desempenhar seus afazeres cotidianos, os cidadães não abandonaram o senso de comunidade — nem a música.

De sacadas e janelas do bairro de Tuscolana, na capital Roma, por exemplo, é possível escutar pessoas batendo palmas, tocando instrumentos e entoando em coro faixas como "Volare", do cantor italiano Domenico Modugno, a popular "Bella Ciao", de autoria desconhecida, e "We Will Rock You", da banda inglesa Queen. "Eu estava dormindo e acordei com algumas pessoas batendo em panelas, aplaudindo", conta o carioca Rafael Meliande, 27, mestrando em Marketing e Comunicação Digital na Libera Università Maria Santissima Assunta (LUMSA). "Pelo que eu entendi, algum estabelecimento, algum lugar colocou uma música alta e as pessoas estavam cantando na janela".

Fenômeno parecido também tem acontecido em cidades como Nápoles, Turim, Benevento, Siena e Salerno.

"Eu acho que é algum movimento que deve estar surgindo para aumentar o ânimo das pessoas, porque está todo mundo em casa", diz Rafael. "Você só pode sair para comprar comida no mercado ou para ir à farmácia ou ir ao hospital. Fora isso, se a polícia te parar e você não tiver uma justificativa plausível para estar andando na rua, ou você pode ir preso ou tem que pagar uma multa de 200 euros."

"Então é mais uma forma de animar, porque vão passando os dias de você preso em casa, e é um pouco angustiante, você vai ficando triste", relata o mestrando.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest