‘Vai Ficar Fixe’ espalha mensagem otimista portuguesa em tempos de coronavírus
Inspiração

‘Vai Ficar Fixe’ espalha mensagem otimista portuguesa em tempos de coronavírus

Aos 40 anos, Hugo Veiga é um dos publicitários mais renomados do Brasil. Apesar de ser português, nascido na cidade do Porto, ele já vive por aqui, mas precisamente na cidade de São Paulo, há 15 anos. Com uma carreira consolidada — trabalha como diretor de criação executivo no escritório paulistano da AKQA e já ganhou um Leão de Ouro no Cannes Lions, festival que premia os melhores do mundo na área — ele escolheu o ano de 2020 para se aventurar em um sonho: lançar se primeiro single. O projeto tinha data marcada para sair no fim de março, mas a pandemia do coronavírus chegou e atrapalhou os planos. Na verdade, seria melhor usar o verbo “transformou”.

Em entrevista ao jornal português “Público”, ele conta como adaptou a música “Tá Tudo Fixe”, para se adequar ao atual cenário global. Ela passou a se chamar “Vai Ficar Fixe”. “O momento é grave, com um vírus desconhecido que ameaça profundamente a saúde, sociabilidade e a economia. É importante seguir todos os cuidados para que o vírus não entre no nosso corpo, mas é igualmente fundamental não deixar que este contamine a nossa mente”, reflete.

“Fixe” é uma gíria tipicamente portuguesa. É um adjetivo usado para quando algo é legal, bonito, divertido. No atual contexto, é um desejo e uma esperança de que tudo vai ficar bem.

A faixa, disponível nas plataformas digitais, tem batida que mistura música eletrônica com reggaeton. A letra traz Hugo, ou melhor, Gohu — nome artístico formado pela inversão das sílabas de seu nome de batismo — como um conselheiro esperançoso de que o mundo vai se ajeitar. “Hoje trememos, amanhã estaremos bem”, canta.

“Vai Ficar Fixe” ganhou clipe, lançado no último dia 14. O vídeo é protagonizado, curiosamente, por idosos. Hugo conta que o elenco já estava escalado antes mesmo da mudança da letra, mas a transformação da música deixou tudo com um sentido ainda maior: Portugal, seja velho ou novo, resiste.

Gohu, pseudônimo de Hugo Veiga: publicitário e cantor / Foto: Divulgação / AKQA
Gohu, pseudônimo de Hugo Veiga: publicitário e cantor / Foto: Divulgação / AKQA

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest