Coronavírus: 'Parabéns A Você' e outras músicas incríveis para cantar enquanto se lava as mãos para a prevenção
Inspiração

Coronavírus: 'Parabéns A Você' e outras músicas incríveis para cantar enquanto se lava as mãos para a prevenção

Cantar "Parabéns A Você" pode não alterar em nada um simples hábito de higiene. Mas é uma boa referência quando se recomenda o mínimo de 20 segundos para se lavar as mãos adequadamente para prevenir uma infecção com o coronavírus. A precaução pode ficar mais divertida ainda se a música entoada for algo engraçado como "Mambo nº 5" na versão de Lou Bega (que, aliás, foi entrevistado pelo Reverb em 2018).

Autoridades ligadas aos ministérios de saúde de vários países estão intensificando as campanhas de prevenção ao coronavírus. E para conscientizar mais pessoas de que o simples hábito de lavar as mãos pode ajudar a não espalhar ainda mais o vírus, vale apelar até para trilha sonora. Afinal, as pessoas precisam entender que não basta apenas passar uma água e pronto. É preciso ficar, no mínimo, vinte segundos esfregando com sabão, se quiserem prevenir a infecção.

De "Mambo No 5", de Lou Bega, ao hino inglês "God Save the Queen", as autoridades de saúde de todo o mundo estão até sugerindo músicas para lavar as mãos. A revista "Time" listou algumas dessas canções. Mas se você prefere uma trilha nacional, separamos também algumas composições inspiradas na água e sabão.

1. ‘Happy Birthday’

Os ministérios da saúde de todo o mundo orientam que as pessoas cantem “Parabéns A Você” duas vezes enquanto esfregam as mãos. O Centers for Disease Control and Prevention ainda sugeriu algumas letras alternativas em inglês para o clássico.

2.‘God Save The Queen’

Alguns políticos estão transformando a lavagem das mãos em um ato de patriotismo. O conservador Andrew Selous, do Reino Unido, propôs que os cidadãos cantem o primeiro verso do hino nacional enquanto lavavam as mãos, sugestão reforçada recentemente pelo ministro da Saúde da Grã-Bretanha, Matt Hancock.

3. ‘Ghen Cô Vy’

O Departamento de Saúde do Vietnã lançou uma música sobre o coronavírus, explicando suas origens e a importância de se proteger contra o vírus. O videoclipe animado aconselha as pessoas a "ser responsáveis se quisermos evitar que ela exploda".

4. ‘Putin Is A Dickhead’

Cantar enquanto se lava as mãos pode ser um ato político. Como na Ucrânia, onde a ex-ministra da Saúde Ulyana Suprun disse que as pessoas deveriam cantar "Putin Is A Dickhead" enquanto higienizam as mãos. A música surgiu durante uma partida de futebol em 2014, época em que a Rússia anexou o território da Crimeia, e tornou-se popular entre os apoiadores do governo ucraniano.

5.‘Coronavírus,Coronavírus’

No Equador, o Hospital Geral Ambato fez um vídeo em 2017 para conscientizar sobre a importância da lavagem correta das mãos. O vídeo foi atualizado com uma versão sobre o coronavírus, explicando sua origem, como se espalha e como ser evitado. O refrão "Coronavírus, coronavírus" gruda na cabeça e, certamente, vai incentivar crianças e adultos a lavarem bastante e bem as mãos.

6. ‘Mambo #5’, Lou Bega

Além das dicas "oficiais", muitas pessoas fizeram suas próprias sugestões no Twitter, com a ideia de pegar refrões de canções famosas. Teve de tudo, de "Mambo No.5", de Lou Bega, até "Believe", de Cher.

7. ‘Ensaboa/ Lamento Da Lavadeira’

Esse medley é a trilha perfeita para se lavar as mãos de forma correta. Em 35 segundos, Marisa Monte e As Pastoras Da Velha Guarda Da Portela protagonizam uma linda leitura do refrão das canções de Cartola e Monsueto, respectivamente.

8.‘Viradouro De Alma Lavada’

E o que pode ser mais forte e convincente do que uma Sapucaí inteira cantando o refrão "Ó, mãe! Ensaboa, mãe!"? O samba-enredo da campeã Viradouro, que caiu no gosto do povo, é perfeito para se continuar cantando fora do Carnaval.

9. ‘Lavar As Mãos’

Essa canção fofa de Arnaldo Antunes foi composta em 1995 para a trilha do programa "Castelo Rá-Ti-Bum" e já ganhou uma inesquecível (para quem teve filhos nas últimas duas décadas e meia) versão da dupla Paulo Tatit e Sandra Peres, do Palavra Cantada.

10. ‘Lava As Mãos’

Para finalizar, uma sugestão musical somente para adultos do cantor e compositor Rogério Skylab. Com seu peculiar senso de humor, em “Lava As Mãos” ele pergunta se "Você lava as mãos/ Antes ou depois?/ Antes e depois?/ Ou nem antes, nem depois?". A higienização nesses versos faz referência a atos excretores, sexuais e violentos, numa gradação dentro da dinâmica musical da canção e — antes que alguém pense em cancelar o autor — com licença poética para matar, típica da persona adotada.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest