Dale Hibbert, ex-The Smiths, divulga primeira gravação conhecida da banda de Morrissey
Entretenimento

Dale Hibbert, ex-The Smiths, divulga primeira gravação conhecida da banda de Morrissey

A versão completa da primeira gravação conhecida dos Smiths foi disponibilizada online no último domingo (15/12). O registro está em uma fita caseira com Johnny Marr e Steven Patrick Morrissey tocando I Want A Boy For My Birthday, em agosto de 1982. A "cortesia" da publicação foi feita por Dale Hibbert , um dos primeiros e fugazes membros da banda. Embora um trecho arranhado da música já circulasse há anos por aí, a versão de três minutos publicada no YouTube é a música completa e com qualidade de áudio significativamente melhor que a amostra anterior.

Engenheiro de gravação que tocou baixo brevemente nos Smiths, Hibbert vinha torturando os fãs há um ano, prometendo liberar a música. Ele já havia compartilhado anteriormente demos e partes isoladas das duas primeiras músicas que Morrissey e Marr escreveram juntos. “The Hand That Rocks the Cradle” e “Suffer Little Children” foram gravadas também em agosto de 1982, só que no Decibelle Studios, em Manchester.

The Smiths: Andy Rourke, Mike Joyce (na bateria), Johnny Marr e Morrissey (ao centro), em 1984 / Foto: Getty Images
The Smiths: Andy Rourke, Mike Joyce (na bateria), Johnny Marr e Morrissey (ao centro), em 1984 / Foto: Getty Images

No livro “Songs That Saved Your Life: The Art of The Smiths 1982-87”, Simon Goddard diz que o registro mais antigo conhecido na história do Smiths deriva desses primeiros ensaios no sótão com Morrissey, Marr e Hibbert. Foi para ajudar o último que o cantor e o guitarrista gravaram um arranjo simples de "I Want A Boy For My Birthday", um lado B gravado em 1963 pelo The Cookies, grupo feminino de Nova York.

A canção foi gravada na máquina TEAC de Marr, para que Hibbert aprendesse a melodia e pudesse ser incluída na primeira demo dos Smiths. O cover foi ideia de Morrissey. "Eu nunca tinha ouvido aquilo antes, mas vi que poderia ficar bom e fiquei muito feliz em incentivar a gravação", diz Marr.

Os Smiths tocaram a música apenas duas vezes em shows, inclusive em sua estreia ao vivo em 4 de outubro de 1982. Mas nunca a gravaram além da fita caseira. De acordo com o livro de Goddard, Hibbert teria guardado e fita e colocado o trecho online no final dos anos 1990, antes de vendê-la para um colecionador.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest