Dança havaiana, a hula ajuda na reabilitação de presos americanos
Inspiração

Dança havaiana, a hula ajuda na reabilitação de presos americanos

Certamente, quando fala-se de hula, a famosa dança do Havaí, a primeira imagem que lhe vem à cabeça é a da coreografia do É o Tchan ou mesmo do filme "Lilo e Stitch", da Disney, e não a de um bando de homens fazendo aulas dentro de uma prisão. Mas é justamente isso que está acontecendo em uma casa de detenção no norte da Califórnia, nos EUA. Para reabilitar os detentos, eles estão aprendendo a milenar arte que remonta ao período histórico matriarcal da pequena ilha do Pacífico.

Na Penitenciária Estadual de San Quentin, na cidade de San Rafael, os detentos — lembrando, são todos homens — têm aulas de hula duas vezes por semana. E os resultados positivos dessa ação afirmativa dentro da prisão já está rendendo bons frutos.

"Antes da hula, eu era uma pessoa muito obscura", disse Upu Ama, um dos ex-prisioneiros em entrevista ao site "Circa". "Depois de aprendê-la, eu me tornei outra pessoa. Hoje penso que, mesmo não tendo encontrado minha espiritualidade, tenho forças para continuar a buscá-la".

Não existem muitos estudos que atestem os benefícios da hula para a saúde mental e física dos seres humanos, é bem verdade. No entanto, especialistas afirmam que a tradicional arte havaiana tem um tremendo impacto na qualidade de vida dos nativos da ilha e, portanto, em todas as outras pessoas que também praticam a dança.

Outros tipos de ações afirmativas dentro das prisões americanas estão fazendo a diferença na vida dos cidadãos que passam por períodos encarcerados. Como estão em um período de reabilitação, e não apenas para "pagar pega", ONGs e projetos sociais oferecem também atividades como aulas de yoga. Bacana, né? Desta forma, os detentos têm uma oportunidade de reescreverem suas histórias e iniciarem um capítulo novo quando saírem do sistema carcerário.

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest