Daniel Johnston: 5 lindas canções para lembrar o compositor cultuado por Kurt Cobain e outros ícones do rock alternativo
Entretenimento

Daniel Johnston: 5 lindas canções para lembrar o compositor cultuado por Kurt Cobain e outros ícones do rock alternativo

O cantor americano Daniel Johnston, de 58 anos, morreu na noite desta terça-feira (10), em decorrência de um ataque cardíaco. As informações foram atualizadas por seu empresário, Jeff Tartakov, ao jornal "The Austin Chronicle". O músico, que sofria de transtorno bipolar e esquizofrenia, era cultuado por ícones do rock alternativo e grandes nomes, como Jeff Tweedy, do Wilco, Tom Waits, Beck, povo do Flaming Lips, Yo La Tengo e outros. Um de seus mais notáveis fãs foi o líder do Nirvana, Kurt Cobain (1967-1994).

Kurt ajudou a divulgar o trabalho de Daniel, um tanto desconhecido no mainstream, de uma forma totalmente espontânea. O músico costumava usar uma camiseta com a capa do disco "Hi, How Are You", lançado em 1983. Uma baita honra para ambos os artistas. Aliás, em Austin, no Texas, onde ele vivia, há um mural muito famoso com o desenho do disco, que vem estampado com o personagem criado por Daniel, um sapo chamado Jeremiah, the Innocent.

Daniel nasceu em 22 de janeiro de 1961, na cidade de Sacramento, na Califórnia. Ele foi tema do documentário "Loucuras de um Gênio", de 2006. O filme do diretor Jeff Feuerzeig venceu o prêmio da crítica do festival NatFilm, em Copenhague, na Dinamarca.

Ao longo de sua carreira, o cantor lançou vinte discos, todos de maneira independente e com design criado por ele — como o álbum de estreia "Songs of Pain", de 1981.

Abaixo, reverenciamos o trabalho e a contribuição para a música e artes em geral de Daniel Jonston com cinco músicas de seu repertório. Ouça:

'Honey I Sure Miss You'

A faixa aparece no disco "Artistic Vice", de 1991. É a primeira gravação em que Daniel toca com uma banda completa. "Honey I Miss You" fala sobre amor e saudade.

'True Love Will Find You in the End'

Sua mais famosa canção está presente em seu sétimo álbum, "Retired Boxe", de 1984. O disco foi inteiramente gravado em fita k7, assim como a maioria dos trabalhos anteriores de Daniel.

"True Love Will Find You in the End" já ganhou covers de muitos artistas, como Beck, Wilco, Matthew Good e Mates of State.

'Living Life'

"Living Life" é um achado do disco de estreia de Daniel. É uma canção alegre, sobre amor e o processo de se apaixonar. Um dos assuntos favoritos do músico — que, não podemos negar, era melancólico, mas sempre apontava, de certa forma, para uma inocente leveza.

'To Go Home'

A faixa faz parte do terceiro disco da carreira de Daniel, "The What of Whom", de 1982. Como "Living Life", "To Go Home" foi construída no piano e, mesmo falando sobre amor, é menos otimista.

'Rock 'n' Roll/EGA'

"Rock 'n' Roll/EGA" faz parte do álbum "Fun", de 1994. Na letra da música, Daniel diz que "o rock n' roll salvou sua alma". E a nossa também Daniel. Descanse em paz.

Tags relacionadas:
EntretenimentoNirvanaRock

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest