De Kanye West a David Bowie: 6 discursos inspiradores em universidades
Inspiração

De Kanye West a David Bowie: 6 discursos inspiradores em universidades

Eles ganham a vida fazendo apresentações pelo mundo. Com muita frequência, fazem isso diante de públicos formados por dezenas de milhares de pessoas. Mesmo assim, poucas vezes admitem estar tão nervosos quanto quando são convidados para discursar em universidades. Nos Estados Unidos, é comum que o discurso de formatura das grandes faculdades sejam proferidos por convidados especiais que, além de falarem algumas palavras, ainda são homenageados com títulos honorários pela instituição em questão.

De Kanye West a Bon Jovi, listamos alguns dos discursos que personalidades da música já fizeram para inspirar formandos e formandas em seu último dia como alunos de graduação:

Kanye West - Art Institute of Chicago (2015)

Kanye West largou os estudos aos 20 anos para buscar oportunidades no mundo da música. Tempos depois, com seis álbuns lançados, voltou à faculdade, mas não para estudar, mas para ser homenageado e oferecer o discurso de formatura à turma de alunos do Instituto de Arte de Chicago (Art Institute of Chicago). Se no dia a dia, “Yeezus” parece não ser um cara lá muito humilde, durante a cerimônia, o marido de Kim Kardashian afirmou estar nervoso: “Estou sentindo os meus nervos um pouco e eu não sinto isso com frequência. Os nervos da humildade e modéstia ao ser honrado. Uma humanização, uma realidade de ser reconhecido. E tudo que eu pensei, enquanto eu estou aqui, foi ‘eu preciso me livrar desse sentimento. Eu não preciso ficar nervoso’”.

Janelle Monáe - Dillard University (2017)

Durante seu discurso aos formandos de 2017, na Dillard University, no ano passado, Janelle Monáe falou sobre suas raízes, sobre a educação que recebeu dos pais e estimulou os formandos a buscarem inspiração em Mary Jackson, física da NASA que ela interpretou no filme "Estrelas além do tempo" (2016). A electric lady usou a coragem de Jackson como exemplo para os alunos lutarem contra o sistema social. "Somos nós que temos que continuar a usar os nossos super poderes para abalar o mundo. Eu desafio vocês a escolherem a liberdade sobre o medo".

David Bowie - Berklee College of Music (1999)

Em 1999, o cantor britânico David Bowie foi homenageado e discursou na cerimônia de formatura da Berklee College of Music, em Boston, nos EUA. O "homem das estrelas" usou de todo o humor inglês que lhe era peculiar para proferir palavras inspiradoras, divertidas e irreverentes: "Como sempre, em situações como essas, eu nunca sei o que fazer, o que é basicamente como eu lidei com a minha carreira como músico e escritor", disse. No discurso, também falou de sua amizade com John Lennon para os quase 600 alunos que se formavam naquele dia. Quando morreu, em 2016, a gravação do discurso voltou a circular pela internet.

John Legend - Universidade da Pensilvânia (2014)

O ditado popular sabe: “bom filho à casa torna”. E foi exatamente isso que John Legend fez ao retornar à Universidade da Pennsylvania para discursar aos formandos de 2014. Na cerimônia, o cantor de "All of me" relembrou seus dias como estudante naquela casa e cantou um trecho do hit em forma de paródia: "Todos vocês estão de saco cheio de mim", diziam os versos sobre a música que, à época, estava em primeiro lugar da lista da “Billboard”. Em sua fala, Legend destacou a importância do amor, da filantropia e da paixão em trilhar seu próprio caminho profissional.


Bon Jovi - Rutgers University-Camden (2015)

Os formandos da Rutgers University da turma de 2015 ganharam muito mais do que um discurso de Jon Bon Jovi durante a colação de grau. O cantor surpreendeu ao pegar um violão e apresentar a todos os presentes a uma nova música, composta e dedicada aos alunos. A letra da canção falava sobre seguir em frente e recomeçar. "Eu tentei comprar um presente para vocês, mas não estava seguro sobre suas cores favoritas", brincou o líder da banda que leva seu nome, que foi aplaudido de pé por todos os presentes.

Pharrell Williams - New York University (2017)

No ano passado, Pharrell Williams vestiu a beca para discursar aos alunos da New York University. Com palavras de incentivo e inspiração aos estudantes, ele brincou ao dizer que estar ali, vestido daquela forma, iria deixar sua mãe orgulhosa por ser ela mesma uma educadora. O discurso de Pharell foi repleto de conselhos sobre o papel social dos formandos e instigou os graduandos a atuarem no mundo de forma diferente da geração anterior. "Os dias de sermos ativistas anônimos ou apenas participantes chegaram ao fim. Como podemos inspirar os outros se ficarmos por trás das cortinas? Como uma doação anônima irá inspirar outra? Essa foi a forma de lidar da geração anterior. Não sejam assim", aconselhou o hitmaker.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest