Deficiente auditivo, músico cria aparelho para ‘ver’ o som
Tecnologia

Deficiente auditivo, músico cria aparelho para ‘ver’ o som

Se engana quem pensa que o imenso prazer que a música nos proporciona acontece somente através de nossos ouvidos: há muito mais sentidos do que nossa audição envolvidos, e o trabalho do músico Myles de Bastion não só é a prova disso, como vai além do que ouvimos dentro da música – e o motivo inicial é radical: Myles é surdo.

Sua fascinação pela música começou na infância, quando escutava seu avô tocando piano e podia sentir as diferentes vibrações que se davam com as mudanças entre notas. A frustração por não conseguir se conectar mais a fundo com essa arte através dos sons o levou a desenvolver um ambicioso projeto tecnológico: um equipamento que produzisse luzes variadas baseadas em frequências sonoras.

Assim nasceu o Audiolux, um sistema de visualização que faz com que luzes respondam aos acordes de sua guitarra.

Para isso, Myles criou um sistema de som visual, que permite que se “ouça” a música através da visão. Um microprocessador analisa os sons, e traduz as informações para luzes de LED, que variam em cores, formas e intensidades a partir do que ele toca. “Meu objetivo é unir os ouvintes e a comunidade surda através da música e da arte”, ele diz. “Surdo ou ouvinte, estamos nessa juntos”.

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest