'Definitely Maybe', do Oasis, faz 25 anos com podcast, relançamento em vinil e homenagens
Heineken Rock

'Definitely Maybe', do Oasis, faz 25 anos com podcast, relançamento em vinil e homenagens

Em 29 de agosto de 1994, a banda dos irmãos Gallagher, o Oasis, lançava seu disco de estreia, "Definitely Maybe". O álbum, repleto de hits como "Supersonic", "Shakermaker", "Live Forever" e "Cigarettes & Alcohol", é um dos clássicos do britpop e vendeu mais de 8 milhões de cópias no mundo inteiro. Neste ano, ele completa 25 anos com diversas comemorações. Entre elas, um podcast oficial da banda, relançamento em vinil, uma hashtag especial (#DefMaybe25), e uma exposição fotográfica.

O podcast oficial do Oasis criado especialmente para celebrar o aniversário de "Definitely Maybe" se chama "Listen Up" e é dividido em quatro partes, todas elas dedicadas a tratar sobre o celebrado disco. Apesar do programa ser "oficial" da banda, os irmãos Gallagher não participam — eles sequer se falam, né?Desde 2009, há exatos dez anos e um dia (28 de agosto daquele ano) quando brigaram no backstage do festival Rock en Seine, em Paris.

Quem colabora em "Listen Up" são os profissionais envolvidos no desenvolvimento do álbum, como o produtor Owen Morris, o engenheiro Anjali Dutt, Peter Hook, do New Order, Lars Ulrich, do Metallica, Clint Boon e Felix White, além do apresentador de TV Dermot O’Leary, a ex-assessoria do ministro Tony Blair, Alistair Campbell, e os jornalistas Dominic Mohan e Hamish MacBain. Você pode escutá-lo aqui.

Capa de 'Definitely maybe', o disco de estreia do Oasis lançado em 29 de agosto de 1994/Reprodução
Capa de 'Definitely maybe', o disco de estreia do Oasis lançado em 29 de agosto de 1994/Reprodução

Uma exposição com fotos raras do Oasis também marcará as comemorações de "Definitely Maybe". Ela acontecerá na galeria h Club, em Londres, de 22 de novembro a 12 de janeiro de 2020. "Masterplan 25: The Oasis Photographs" reúne imagens do fotógrafo britânico Michael Spencer Jones — que clicou a capa do álbum de estreia da banda. Ele registrou os irmãos Gallagher antes da fama, quando ainda viviam em Manchester, e entre 1997 e 1998, quando eles estavam em turnê mundial.

Além de fotografias, a mostra também exibirá cartas, pedaços de papel com anotações do grupo e cenários com a exata disposição das capas dos discos "Be Here Now" (1997), "(What's the Story) Morning Glory?" (1995) e, obviamente, "Definitely Maybe".

"Estou ansioso para exibir meu trabalho com o Oasis", disse o fotógrafo para o "Virgin Media Television". "Especialmente para mostrar os artefatos que os fãs nunca viram antes. O Oasis foi a última grande banda de rock antes de Mark Zuckerberg, do iPhone, ou da internet começar a controlar nossas vidas."

Quem é de vinil, pode comemorar pois uma edição dupla de "Definitely Maybe", linda aliás, que está disponível para venda no site do Oasis por 50 libras. Veja aqui.

Os fãs da banda, por sua vez, criaram uma hashtag para comemorar o aniversário do celebrado disco. Basta utilizar o #DefMaybe25. No Facebook, também é possível usar um frame especial do aniversário de 25 anos do álbum na sua foto do perfil.

Os vinis especiais de 'Definitely maybe'/Reprodução
Os vinis especiais de 'Definitely maybe'/Reprodução

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest