Dennis Wilson, dos Beach Boys, foi enterrado no mar graças a pedido do presidente Reagan
Inspiração

Dennis Wilson, dos Beach Boys, foi enterrado no mar graças a pedido do presidente Reagan

Em 1983, a morte de Dennis Wilson, baterista e tecladista dos Beach Boys, abalou os fãs do grupo californiano. O músico, que tinha apenas 39 anos e era o único surfista entre os integrantes do grupo, foi encontrado morto na região de Marina Del Rey, em Los Angeles, após se afogar no mar. Seu funeral aconteceu em um lugar inusitado, no próprio oceano, fato que só aconteceu graças a uma ajuda de um admirador em especial: o presidente Ronald Reagan.

A intervenção presidencial parece ter sido a única vez em que o comandante-em-chefe dos EUA se prontificou para organizar o funeral de alguém. A informação vem de registros obtidos por meio da Reagan Library, do Arquivo Nacional americano e da Guarda Costeira.

Dennis Wilson teve o funeral arranjado pelo presidente Ronald Reagan / Foto: Getty Images
Dennis Wilson teve o funeral arranjado pelo presidente Ronald Reagan / Foto: Getty Images

A relação de Reagan com a banda de Dennis vinha de bem antes do falecimento. Os Beach Boys haviam se apresentado com frequência nas comemorações do dia da independência dos Estados Unidos, em Washington, até 1983. Naquele ano, o então secretário do interior dos EUA, James Watt, proibiu que grupos de rock fossem convidados para shows. Ele alegou que a presença dos Beach Boys levaria “ideias erradas” ao evento. No lugar do grupo, foi chamado o cantor Wayne Newton. A troca desencadeou protestos entre fãs da banda e pessoas próximas ao presidente. A primeira-dama, Nancy Reagan, telefonou para os Beach Boys para pedir desculpas.

Dois meses depois, Reagan convidou os Beach Boys para se apresentar em um evento beneficente na Casa Branca. Depois de conseguirem uma arrecadação de US$ 300 mil, Reagan se mostrou bastante solícito com relação aos californianos. “Se houver qualquer coisa que eu possa fazer por vocês, me avisem”, teria dito ele, de acordo com o guitarrista Al Jardine, em entrevista ao jornal inglês “Guardian”.

Os Beach Boys em foto tirada nos bastidores de um show no Reino Unido, em 1970 / Foto: Getty Images
Os Beach Boys em foto tirada nos bastidores de um show no Reino Unido, em 1970 / Foto: Getty Images

Seis meses depois, a trágica morte de Dennis Wilson chocaria todos. Aos 39 anos, o músico estava mergulhado nas drogas e no álcool. Uma autópsia indicou a presença de diversas substâncias em seu organismo na hora da morte por afogamento.

Naquela tarde, Reagan estava em sua casa na Califórnia, durante o recesso de Natal e ano novo. Quando o presidente soube do acidente com Dennis, segundo Craig Fuller, assistente de gabinete, pediu que seus assessores fizessem tudo o que fosse possível para ajudar a família.

O que se seguiu foi uma mobilização de autoridades para que o corpo de Dennis Wilson, a pedido da mulher dele, Shawn Love, fosse “enterrado” no Pacífico o quanto antes. Em uma quarta-feira de mar tranquilo, uma embarcação levou três dos filhos de Dennis, Shawn e seu irmão mais novo, Carl Wilson, em uma viagem de 45 minutos oceano adentro, até chegar em águas internacionais. O navio parou em uma área com cerca de 183 metros de profundidade, o mínimo exigido pela lei americana para funerais do tipo. “Tudo que eu consegui ver foi o corpo do meu pai desaparecer entre as águas para sempre”, escreveu Scott, um dos filhos de Dennis, em 2016.

Fãs de Beach Boys: O presidente Ronald Reagan e a primeira-dama Nancy Reagan embarcam no Marine One, em outubro de 1983 / Foto: Getty Images
Fãs de Beach Boys: O presidente Ronald Reagan e a primeira-dama Nancy Reagan embarcam no Marine One, em outubro de 1983 / Foto: Getty Images

O ‘enterro’ causou discórdia entre familiares. A ideia de levar Dennis para o mar foi da viúva Shawn Love, que afirmava que este seria um desejo do músico. Brian Wilson e o irmão Carl eram contrários à cerimônia. Algum tempo depois, cartas enviadas pela Casa Branca para a Guarda Costeira demonstravam gratidão pela rápida atuação da instituição ao organizar os trâmites para o funeral em um espaço curto de tempo. “Eles acataram um pedido, não uma ordem”, pontuou W. Dennis Thomas, assistente de Reagan para assuntos legislativos.

“Toda a carreira dos Beach Boys é banhada pelo amor de Dennis pelo oceano”, lembra Jardine. “Era justo que ele voltasse para lá”, diz.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest