Dia 5 de novembro é o aniversário de três ícones da nossa música negra: Marcelo D2, Thaíde e Mr. Catra
Especial

Dia 5 de novembro é o aniversário de três ícones da nossa música negra: Marcelo D2, Thaíde e Mr. Catra

0

Publicidade

Hoje deveria ser feriado nacional, afinal não é muita coincidência dois dos principais pioneiros do rap brasileiro terem nascido exatamente no mesmo dia? O mestre paulistano Thaíde, que começou a carreira ao lado do compadre DJ Hum, e o malandro carioca Marcelo D2, ex-vocalista do Planet Hemp, nasceram, cada um em sua respectiva cidade, no dia 5 de novembro de 1967! Acha pouco? No ano seguinte, exatamente no mesmo dia, veio ao mundo outro ícone da música negra brasileira, o papa do funk carioca Mr. Catra, que infelizmente nos deixou este ano. Que dia mágico!

DIA DAS BRUXAS: Em 31 de outubro de 1987, o Acústico da MTV começa a se tornar uma realidade

LEIA TAMBÉM: Em 1° de novembro de 1894, a ‘Billboard’ chegava às bancas

Outros aniversariantes do dia incluem os quase-xarás Bryan Adams (nascido em 1958) e o herói indie Ryan Adams (nascido em 1974), além do ex-marido de Tina Turner, Ike Turner (nascido em 1931, morto em 2007), o cantor Art Garfunkel, que fazia dupla com Paul Simon (nascido em 1941), o cantor e compositor Gram Parsons, que fez parte dos Byrds e dos Flying Burrito Brothers (nascido em 1946), o guitarrista do Van Der Graff Generator Peter Hammill (nascido em 1948), o guitarrista brasileiro Robertinho do Recife (nascido em 1956), a cantora do Dexy's Midnight Runners Helen O'Hara (nascida em 1956), o ex-baterista do Wilco Ken Coomer (nascido em 1959), o guitarrista do Radiohead Jonny Greenwood (nascido em 1971) e Kevin Jonas, dos Jonas Brothers (nascido em 1987).

5/11/1956: Suave

O programa "The Nat King Cole Show" estreia na emissora norte-americana NBC. É o primeiro programa de TV apresentado por um negro — o cantor de voz suave Nat King Cole.o de cópias só naquele país.

5/11/1971: Elvis cai fora

Elvis Presley dá início a uma turnê de 15 datas no Metropolitan Sports Center, em Minneapolis, e o locutor Al Dvorin cunha a frase "Elvis has left the building" ("Elvis deixou o prédio") depois que o público continuava a pedir que o rei voltasse aos palcos para mais um bis. A frase entrou para a história de Elvis.

5/11/1977: Indecente!

O gerente da loja de discos Virgin em Nottingham, na Inglaterra, é preso por colocar um cartaz anunciando o novo disco disco do grupo punk Sex Pistols, "Never Mind The Bollocks, Here's The Sex Pistols", devido à palavra bollocks, considerada chula. A polícia inglesa avisou às lojas de discos que poderia multá-las se expusessem o disco a partir de uma lei de 1898 que proibia propaganda considerada indecente.

5/11/1983: Puro hit!

Billy Joel chega ao topo das paradas com o hit "Uptown Girl", que ele escreveu sobre sua namorada na época, a futura supermodelo Elle Macpherson.

5/11/1988: Fundo do poço

Os Beach Boys conseguem chegar ao topo da parada de singles norte-americana com a faixa "Kokomo", considerada uma de suas piores canções.

5/11/1989: Descanse em paz

O pianista ucraniano Vladimir Horowitz morre após um ataque cardíaco. Tinha 86 anos.

5/11/1994: ‘I got a feeling I'm not the only one’

A cantora norte-americana Sheryl Crow consegue emplacar seu primeiro hit com o single "All I Wanna Do".

5/11/2000: A resistência do U2

O grupo irlandês U2 chega ao topo das paradas de discos com o lançamento de seu "All That You Can't Leave Behind".

5/11/2002: Enfim solo

Justin Timberlake lança seu primeiro disco solo, “Justified”, que traz os singles "Cry Me A River" e "Rock Your Body."

5/11/2005: Incitando a deliquência

Morre o guitarrista Link Wray, que criou a guitarra elétrica distorcida ao furar uma caixa de som com um lápis. Seu single de 1958, "Rumble", foi banido de várias estações de rádio na época porque fazia apologia à delinquência juvenil. Detalhe: era uma música instrumental.

5/11/2010: Vida, minha vida...

 “Vida”, a autobiografia do guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards, chega ao topo da lista dos livros mais vendidos do jornal “New York Times” e em pouco tempo vende mais de um milhão de cópias só naquele país. 

Publicidade

Tags relacionadas:
EspecialMáquina do Tempo
Background

Relacionados

Canais Especiais