Dia das Mães em isolamento: Billy Bragg faz música especial para a data com um ‘Eu amo você e é por isso que vou ficar longe hoje’
Inspiração

Dia das Mães em isolamento: Billy Bragg faz música especial para a data com um ‘Eu amo você e é por isso que vou ficar longe hoje’

O dia das mães no Reino Unido, comemorado em março, ganhou uma trilha sonora especial de Billy Bragg. Naquele dia, o país enfrentava o começo da quarentena e muitos filhos tiveram que passar a data longe de suas mamães. Para aquecer corações afastados, o cantor inglês de 62 anos lançou a música “Can't Be There Today”, quase como um cartão para todas aquelas que tiveram que passar o domingo longe de seus filhos. A música agora volta para retransmitir a mensagem de carinho e cuidado para os países que celebram a data no segundo domingo de maio.

“Um convite para um casamento que ninguém pode ir. Um cartaz para um show que nunca aconteceu. Duas passagens para férias que não podemos tirar. E um presente de dia das mães que eu não vou embrulhar. Isso é tudo que me resta. Em um mundo que foi fechado, eu queria ir te ver, mãe, mas tenho medo do que eu posso levar para dentro da sua casa”, diz a primeira estrofe da letra. “Por isso, eu estou te escrevendo essa mensagem com um coração apertado para dizer que eu sinto sua falta mas não posso estar aí hoje. Eu amo você e é por isso que vou ficar longe”, canta Bragg, na tranquila carta em forma de música escrita, composta e gravada por ele em casa.

A mãe de Billy, Marie, morreu em 2011. Dois anos depois, em entrevista ao “Guardian”, ele confessou que o luto o levou a um profundo processo de reflexão. “Meu pai morreu há 36 anos. Com a morte da minha mãe, de repente eu estava na linha de frente. Eu sou o mais velho da família. Quando você perde um de seus pais, você não consegue não olhar em volta e pensar: ‘o que eu estou fazendo? Isso tudo vale a pena? Eu estou perdendo o meu tempo?’”, disse. “Houve um tempo em que eu me perguntava oque eu estava fazendo com a minha vida. Você pensa nessas coisas quando perde alguém.”

Países como os Estados Unidos e o Brasil comemoram o dia das mães no segundo domingo de maio. Nessa data, um festival online com a presença de Bragg pretende arrecadar dinheiro para um fundo das Nações Unidas que trata da saúde e direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia do Covid-19. O evento contará ainda com a participação de Joan Osborne, Rosanne Cash, Rufus Wainwright, The Indigo Girls entre outros.

Billy Bragg se apresenta em show em 2014 / Foto: Getty Images
Billy Bragg se apresenta em show em 2014 / Foto: Getty Images

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest