Dia Internacional da Música: entenda os benefícios que ela traz e a origem da data celebratória
Entretenimento

Dia Internacional da Música: entenda os benefícios que ela traz e a origem da data celebratória

Nesta terça-feira, 1º de outubro, comemora-se o Dia Internacional da Música. A data começou a valer em em 1975 mas, desde 1973, já havia sido pautada pelo violinista americano Yehudi Menuhin (1916-1999) na Assembléia Geral de Lausanne, na Suíça. O artista foi um representante do International Music Council, ONG fundada com o apoio da Unesco.

Através da iniciativa, ele visava a promover a música em todos os setores da sociedade, a paz e amizade entre pessoas de diferentes nacionalidades, intercâmbio cultural e atividades artísticas dentro da instituição, sediada na capital francesa, Paris.

Por isso, todos os anos, o International Music Council organiza uma série de eventos no dia 1º de outubro. Diversos compositores, intérpretes e instrumentistas do mundo todo são convidados para ministrar palestras. Nesse ambiente, como era de se esperar, também acontece um grande encontro entre a comunidade musical. Juntos, os artistas brincam de jogos de adivinhação e fazem batalhas musicais.

Eles ainda passeiam por uma área de exibição de instrumentos, discos, pôsteres, pinturas, esculturas, caricaturas e fotografias com temas musicais. Em alguns anos, os concertos que acontecem no Dia Internacional da Música são televisionados e transmitidos para outros países.

Ao criar a data especialíssima, Yehudi sugeriu, para complementar todas as ações afirmativas em torno do tema música, uma espécie de "momento de silêncio" nas cidades de todo o mundo, que seria uma forma de chamar a atenção para a poluição sonora. Legal, né?

O violinista americano Yehudi Menuhin/Getty Images
O violinista americano Yehudi Menuhin/Getty Images

No Dia Internacional da Música, é bom lembrar, também, como essa manifestação artística faz bem para nossas vidas. Além de, claro, entreter os momentos mais especiais. Por isso, o site "Very Well Mind" investigou, com a ajuda de especialistas, ao menos 10 benefícios terapêuticos da música, Veja abaixo:

1. Melhora o entendimento das coisas em atividades que requerem foco e atenção

2. Reduz o estresse do dia a dia

3. Diminui a vontade de comer além da necessidade

4. É bom para a memória e para estudar para provas

5. E também auxilia dores corporais e mentais

6. Adeus insônia: o sono vem com mais facilidade

7. E o contrário também: dá motivação para praticar atividades

8. A música é ótima para melhorar o humor naqueles dias difíceis

9. E para reduzir os sintomas da depressão. Mas, claro, se aliada a um tratamento com um profissional qualificado

10. Por fim, pode melhorar a resistência e o desempenho em esportes para os amantes de endorfina

Jonathan Chung/Unsplash
Jonathan Chung/Unsplash

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest