Diversidade étnica e de gênero aumentou no mercado fonográfico do Reino Unido
Inspiração

Diversidade étnica e de gênero aumentou no mercado fonográfico do Reino Unido

0

Publicidade

Um estudo recente realizado pela UK Music revelou que a indústria fonográfica do Reino Unido está mais diversa. O relatório Music Industry Workforce Diversity Survey mostrou que o grupo conhecido como BAME (negros, asiáticos e minorias étnicas) teve crescimento, ainda que modesto, em diversos setores técnicos e artísticos do mundo da música. Em comparação à pesquisa de 2017, esse conjunto teve aumento de 2,2%. Agora eles representam uma fatia de 17,8%.

LEIA MAIS: Vocalista do Culture Club, Boy George é um dos precursores do 'gênero fluido'

VEJA TAMBÉM: 8 canais de reactions no YouTube que você precisa conhecer

Também houve recrudescimento da parcela feminina atuando na indústria. Os números foram de 45%, em 2017, para 49% em 2018. A representatividade de jovens artistas no setor aumentou de 54,6% para 65%. O estudo considera "jovens artistas" as que estão na faixa de 16 a 24 anos. Uma das grandes revelações da música britânica foi justamente uma dessas moças, a incrível Jorja Smith, de apenas 21 anos. 

Assim como as jovens do gênero feminino, os do grupo BAME tiveram crescimento, principalmente nas funções técnicas e de divulgação. Hoje eles são 10,8% dos estagiários e trainees de gravadoras, selos e assessorias de imprensa. Na parte técnica dos shows, mais de 18,8% dos jovens são BAME. 

A pesquisa, feita pela UK Music, reuniu mais de 2,750 entrevistados em todo Reino Unido. Entre as pessoas que participaram do estudo, estão compositores, músicos, produtores, empresários, publicitários, funcionários de gravadora e equipe de montagem de shows. 

Apesar dos bons resultados, ainda falta representatividade de mulheres acima de 35 anos no setor. Ainda mais, se comparado com a quantidade de jovens mulheres atuando na indústria. Os BAME também apresentam números abaixo da média no quesito idade. A maioria dos representantes desse grupo têm menos de 45 anos.  

As informações são da "Billboard". 

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais