Diversidade étnica e de gênero aumentou no mercado fonográfico do Reino Unido
Inspiração

Diversidade étnica e de gênero aumentou no mercado fonográfico do Reino Unido

Um estudo recente realizado pela UK Music revelou que a indústria fonográfica do Reino Unido está mais diversa. O relatório Music Industry Workforce Diversity Survey mostrou que o grupo conhecido como BAME (negros, asiáticos e minorias étnicas) teve crescimento, ainda que modesto, em diversos setores técnicos e artísticos do mundo da música. Em comparação à pesquisa de 2017, esse conjunto teve aumento de 2,2%. Agora eles representam uma fatia de 17,8%.

Também houve recrudescimento da parcela feminina atuando na indústria. Os números foram de 45%, em 2017, para 49% em 2018. A representatividade de jovens artistas no setor aumentou de 54,6% para 65%. O estudo considera "jovens artistas" as que estão na faixa de 16 a 24 anos. Uma das grandes revelações da música britânica foi justamente uma dessas moças, a incrível Jorja Smith, de apenas 21 anos.

Assim como as jovens do gênero feminino, os do grupo BAME tiveram crescimento, principalmente nas funções técnicas e de divulgação. Hoje eles são 10,8% dos estagiários e trainees de gravadoras, selos e assessorias de imprensa. Na parte técnica dos shows, mais de 18,8% dos jovens são BAME.

A pesquisa, feita pela UK Music, reuniu mais de 2,750 entrevistados em todo Reino Unido. Entre as pessoas que participaram do estudo, estão compositores, músicos, produtores, empresários, publicitários, funcionários de gravadora e equipe de montagem de shows.

Apesar dos bons resultados, ainda falta representatividade de mulheres acima de 35 anos no setor. Ainda mais, se comparado com a quantidade de jovens mulheres atuando na indústria. Os BAME também apresentam números abaixo da média no quesito idade. A maioria dos representantes desse grupo têm menos de 45 anos.

As informações são da "Billboard".

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest