Doja Cat: voz de 'Say So' é sensação no TikTok e potência feminina no hip-hop
Entretenimento

Doja Cat: voz de 'Say So' é sensação no TikTok e potência feminina no hip-hop

Em 2019, Doja Cat estourou no TikTok. Com coreografias de "Say So", "Juicy" e "Like That" viralizadas no aplicativo, a cantora e rapper de 24 anos, nascida em Los Angeles, Califórnia, conquista cada vez mais espaço em rankings do mercado de música internacional. Sucesso dentro e fora da rede social de vídeos curtos, Doja alcançou, em abril deste ano, o primeiro número um da carreira com "Say So" no topo das faixas mais tocadas em rádios americanas de "Rhythmic Songs" (estações com foco principal em R&B e hip-hop).

Amalaratna Zandile Dlamini — nome de batismo de Doja —, é filha de pai sul-africano e mãe americana, ambos ligados às artes. Fã de artistas mulheres como Nicki Minaj, 37, e Erykah Badu, 49, Doja Cat tem tudo para também se tornar referência no ramo que ocupa. Pela primeira vez no top cinco do "Hot 100" da revista americana "Billboard", a rapper impressiona pela habilidade de se aproximar naturalmente de públicos mais jovens e engajados.

Doja Cat reproduz a dança viral do TikTok no clipe de 'Say So', lançado em fevereiro deste ano / Foto: Reprodução
Doja Cat reproduz a dança viral do TikTok no clipe de 'Say So', lançado em fevereiro deste ano / Foto: Reprodução

Grande hit de "Hot Pink", segundo álbum de estúdio de Doja, lançado em novembro de 2019, "Say So" seguiu o padrão das danças virais do TikTok: primeiro, um usuário ou usuária da rede cria uma coreografia cativante para, em seguida, milhares de pessoas tentarem reproduzir os movimentos em forma de desafio, ao som da música escolhida.

A partir dos passos da tiktoker Haley Sharpe (@yodelinghaley), de 19 anos, a coreografia se tornou um fenômeno na rede social e acabou com a criadora da dança no clipe oficial da música, lançado em fevereiro deste ano. O vídeo de mais de 77 milhões de visualizações no YouTube teve direito até à própria Doja reproduzindo a famosa dança em meio a uma atmosfera colorida e inspirada nos anos 1970.

Apesar das altas colocações em rankings internacionais de música só acontecerem em 2020, Doja Cat começou o sucesso de 2019 no TikTok com o single "Candy", lançado oficialmente em 2018. Naquele mesmo ano, o clipe com aparência de meme feito pela cantora para a faixa lo-fi "Mooo!" inspirou o desafio "#MooChallenge", que viralizou no Twitter com vídeos criativos baseados na temática de vaca da composição de Doja.

Antes da primeira corrente viral na internet, Doja já havia lançado o EP "Purrr!" (2014) e o primeiro álbum de estúdio "Amala" (2018).

Parte da trilha sonora do filme "Aves de Rapina" (2020), Doja Cat também adicionou "Boss Bitch" à coleção de composições capazes de se espalhar indefinidamente pela internet. Com mais de 66 milhões de visualizações no YouTube, a faixa demonstra o potencial da artista como rapper e hitmaker, é símbolo do protagonismo feminino no longa-metragem de Arlequina (Margot Robbie) e desperta curiosidade sobre qual será a próxima conquista de Amala na indústria da música.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest