É possível estimar quantos vinis são vendidos no mundo?
Entretenimento

É possível estimar quantos vinis são vendidos no mundo?

Segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), as vendas de discos de vinil representam 3,6% do mercado global de música em 2019. Em uma comparação feita com os dados de abril de 2018 em a relação ao mesmo mês deste ano, a comercialização desse tipo de formato aumentou 193% — ou seja, US$ 282 mil para US$ 827 mil.

Esses números, entretanto, sequer consideram as transições que são feitas nos mercados informais, como sebos, feiras especializadas, lojas independentes ou pequenas empresas que ainda se dedicam a prensar vinis. Outro fato que precisa ser levado em consideração são as vendas feitas por bandas em seus shows. Sempre rola de ter uma bancadinha com produtos oficias do grupo, que muitas vezes incluem LPs.

Larry Jaffe, criador de um evento conhecido como Making Vinyl, acredita que os dados apresentados pela IFPI são "subestimados". "O máximo que eles podem fazer é criar uma estimativa, porque é impossível chegar num número real", disse ele ao "Guardian". Nike Koch, representante da Sony Music International, concorda com Larry, mas também pensa que há um limite para o potencial de venda desse formato — pelo menos, para os grandes selos.

Os menores, por sua vez, vivem graças à "cena de DJs e festas de dança", como afirmou Chris Gross, co-fundador de uma pequena gravadora de Londres, a Hospital Records. De acordo com ele, o foco deste tipo de empreendimento é em artistas com menos apelo no mainstream, mas que tem um público cativo que sempre apoia as vendas.

Mick Haupt /Unsplash
Mick Haupt /Unsplash

É pouco provável que consigam encontrar o número exato de quantos vinis são vendidos por ano, mas as estimativas são otimistas e mostram que este nicho de mercado tende a se manter, ao menos, estável. Agora, se pensarmos nas próximas gerações, será que os vinis continuarão a ser populares? Ou o streaming vai dominar de vez? Se depender de iniciativas como o Record Store Day, que teve sua primeira edição em 2007, na cidade de São Francisco, nos EUA, esse formato ainda terá vida longa.

Veja a lista dos vinis mais vendidos no Reino Unido em 2018:

1. 'Tranquility Base Hotel + Casino', dos Arctic Monkeys

2. A trilha sonora de 'O Rei do Show'

3. 'Rumours', de Fleetwood Mac

4. Os melhores hits do Queen

5. 'Dark Side of the Moon', do Pink Floyd

6. 'Staying at Tamara’s', de George Ezra

7. 'Nevermind', do Nirvana

8. '(What’s the Story) Morning Glory', do Oasis

9. 'Legacy', de David Bowie

10. 'Back To Black', de Amy Winehouse

Tags relacionadas:
EntretenimentoVinil

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest