Eddie Kramer: engenheiro e produtor de Jimi Hendrix, Led Zeppelin e Rolling Stones é tema de documentário
Entretenimento

Eddie Kramer: engenheiro e produtor de Jimi Hendrix, Led Zeppelin e Rolling Stones é tema de documentário

Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Kiss e Rolling Stones têm um nome em comum em suas histórias de sucesso. É Eddie Kramer, engenheiro de som e produtor que esteve nos estúdios e palcos desses e outros artistas marcantes do rock mundial. Eddie será tema do documentário "From the Other Side of the Glass", produzido por Spencer Proffer, da Meteor 17, e dirigido por John Dorsey.

Nos últimos anos, Eddie Kramer, 77 anos, vem se dedicando mais ao desenvolvimento de tecnologias de estúdio e equipamentos de assinatura para músicos. Ele inclusive ajudou a projetar softwares e pedais de efeitos de guitarra. Mas foi seu papel como produtor e engenheiro de som, em especial nas décadas de 1960 e 1970, que o fez ser um coadjuvante de peso na história do rock.

Eddie Kramer foi engenheiro de som de todos os discos de Jimi Hendrix. Foto: Getty Images
Eddie Kramer foi engenheiro de som de todos os discos de Jimi Hendrix. Foto: Getty Images

Eddie foi engenheiro em cinco álbuns do Led Zeppelin, cinco dos Rolling Stones, duas faixas dos Beatles ("All You Need is Love" e "Baby, You're A Rich Man") e um dos mais vendidos da década de 1970, "Frampton Comes Alive!", de Peter Frampton. Como produtor, ele esteve ao lado do Kiss e ajudou a gravar e projetar o álbum triplo "Woodstock", lançado em 1969. Mas sua ligação mais forte é com Jimi Hendrix: ele foi o engenheiro original de todos os álbuns do guitarrista e está envolvido na co-produção de muitos lançamentos póstumos e inéditos de Hendrix. "Eu estava em Woodstock, gravei os três dias de shows; tive a sorte de conhecer Jimi Hendrix logo no início de sua carreira e participar de todos os seus álbuns; trabalhei com o Led Zeppelin, os Stones, os Beatles... Eu era o cara certo, no lugar certo, na hora certa", diz Eddie à "Forbes".

O produtor Spencer Proffer parece ser o indicado para captar a história desse herói desconhecido da música. Responsável por documentários como "Chasing Trane: The John Coltrane Documentary", "Elvis Comeback Theatrical Event", "Diana Ross: Her Life, Love and Legacy" entre muitos outros, Spencer já trabalhou com Eddie em estúdios. "Nós nos conhecemos há cerca de nove anos, mas eu sabia sobre ele muito antes, que estava no negócio desde o início dos anos 80 como produtor musical. O cara era produtor de rock e ele acabou se dedicando a outras coisas, como fazer documentários. Nós fizemos alguns projetos juntos quando o negócio da música ainda era o negócio da música, há cerca de cinco, seis anos", conta Eddie.

Outro lado de Eddie que o documentário deve revelar é o de fotógrafo. Aliás, Spencer também vai lançar um livro com mais de 300 fotografias com registros de estrelas como John Lennon, Keith Richards e Jimmy Page. Outro projeto previsto, numa parceria entre a Freedom Theatricals e a Meteor 17, é a adaptação teatral de "From the Other Side of the Glass". "Estou criando extensões que acredito que ninguém mais está fazendo hoje com as peças de teatro e livros a partir de documentários", observa Spencer, indicando que ainda tem muito o que explorar do extenso catálogo de documentários musicais de sua produtora.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest