Elvis Costello canta música nova em live e revela planos de novo álbum
Entretenimento

Elvis Costello canta música nova em live e revela planos de novo álbum

Elvis Costello já estava com nove músicas novas gravadas em fevereiro, quando a pandemia de coronavírus fez tudo parar. Isolado, ele anda compondo e tentando convencer um grande produtor para continuar o trabalho. No domingo de Páscoa, deu essas notícias e cantou uma das inéditas no "The Daily Improvisation", programa on line de seu pianista e parceiro Steve Nieve.

Desde o inicio do isolamento, Steve vem fazendo transmissões ao vivo diárias em seu canal no Facebook de sua casa na França. No domingo (12/4), teve a participação de Elvis. Companheiros de palco há 43 anos, eles conversaram e tocaram por meia hora no encontro virtual.

Elvis Costello e Steve Nieve em uma apresentação em 2013. Foto: Getty Images
Elvis Costello e Steve Nieve em uma apresentação em 2013. Foto: Getty Images

Elvis revelou que os dois gravaram nove músicas em um estúdio em Paris em fevereiro, com músicos locais recrutados por Steve, e aproveitou para cantar, em primeira mão, uma chamada "Hey Clockface". "Eu voei para Paris. Eu estava mandando ver! Ei, quem vai nos parar, Steve, se contarmos às pessoas? Nós estávamos no estúdio. Nós gravamos nove músicas em dois dias. Quero dizer, as músicas que Steve e eu gravamos com um grupo de amigos em Paris eram todas as que eu queria gravar dessa maneira realmente incomum", disse Elvis, lembrando que eles já estavam para gravar novamente com a The Imposters quando a pandemia impediu tudo.

Sebastian Krys, que produziu "Look Now", ganhador do Grammy na categoria Melhor álbum pop com vocal tradicional em janeiro, era o nome cotado para fazer a produção do novo álbum. Mas então toda a situação mudou e ele não podia mais participar. Então liguei para um amigo nosso — não vou dizer o nome dele — e perguntei se ele produziria para nós?. E ele disse: 'Bem, meu velho amigo, eu realmente não faço mais esse tipo de coisa'. E eu disse: 'Sim , mas você sabe que eu sei que você pode'", contou, lembrando que já havia até reservado um período para as gravações em Abbey Road em março.

Mas o cantor não se conteve e deu pistas, dizendo que era uma pessoa que acompanha sua carreira e, em seguida, sugeriu a Stevie cantar “(What’s So Funny ‘Bout) Peace, Love and Understanding”, que é de autoria de Nick Lowe. O cantor e compositor assinou a produção de quase todos os álbuns de Elvis até "Blood & Chocolate", de 1986, e tocou baixo em "Brutal Youth" (1994). Há 30 anos ele se dedica à sua própria carreira.

Aliás, a canção tem sido um acalanto nesses tempos de pandemia. No final de março, já em isolamento, Elvis a tocou de sua casa em Vancouver dentro de uma iniciativa para arrecadar fundos para a Artists4NHS, uma instituição de caridade do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido. Na ocasião ele falou sobre a pandemia e participou de uma sessão de perguntas e respostas de fãs. Mais recentemente, no dia 5 de abril, foi a vez de Steve participar de uma versão da canção, ao lado do filho Roy, com o The Southsea Alternative Choir.

Depois da participação no programa, Elvis contou à "Variety" que passou por alguns sufocos tecnológicos. "Eu não conseguia ouvir uma nota que Steve estava tocando, mas essa foi a graça. Não se trata de perfeição no momento, mas de diversão e espírito", disse, sobre o momento em que tocaram a inédita "Hey Clockface". Ele confessa que não tem uma internet muito eficiente e, na hora, preferiu desligar o som que estava recebendo para cantar e tocar violão sozinho, enquanto o amigo tocava piano. “Estamos isolados juntos, eu e Diana (Krall), Dexter e Frank. E estamos isolados até da internet a maior parte do tempo, o que não é uma coisa ruim, exceto que os meninos precisam estudar on-line, então, durante horas do dia, os adultos da casa precisam desligar os dispositivos porque a conexão não é boa. Dessa forma, temos tempo para escrever", comentou.

Os dois também apresentaram "High Fidelity" e "Almost Blue". Antes e depois da participação do cantor, Steve tocou “Beyond Belief,” “(The Angels Wanna Wear My) Red Shoes", "Poor Fractured Atlas", “Monkey to Man", “Passionate Fight” e "The Favourite Hour”. "Eu direi isso diretamente para você, correndo o risco de envergonhá-lo. Isso que você faz todos os dias tem sido uma coisa generosa e inspiradora", elogiou a iniciativa do amigo. O programa "The Daily Improvisation" é transmitido ao vivo, diariamente, à meia-noite (horário de Brasília).

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest