Em 1° de novembro de 1894, a ‘Billboard’ chegava às bancas
Máquina do Tempo

Em 1° de novembro de 1894, a ‘Billboard’ chegava às bancas

0

Publicidade

EXTRA! EXTRA! 

Vendida inicialmente por dez centavos de dólar, a revista “Billboard Advertising” começa a ser publicada, com foco no comércio de placas de propaganda. Poucos anos depois, a publicação passa a falar sobre a publicidade de espetáculos musicais e, a partir dos anos 1930, começa a cobrir rádio e vendas de um novo formato de mídia, os discos de jukebox. Por este período, passa a ser conhecida apenas como “Billboard” e em poucos anos torna-se a principal publicação do novíssimo mercado fonográfico. A revista até hoje é referência na indústria, aliás.

Primeira capa da revista 'Billboard Advertising' / Reprodução
Primeira capa da revista 'Billboard Advertising' / Reprodução

MÁQUINA DO TEMPO: Acústico da MTV começa a se tornar realidade

LEIA TAMBÉM: O dia em que a Apple lançou o iPod

E MAIS...

1º/11/1959: Troca de casa

O músico Ray Charles deixa sua antiga gravadora, Atlantic, e assina com a ABC-Paramount Records.

1º/11/1966: A primeira vez em Nova York

O grupo californiano Doors toca pela primeira vez em Nova York, em uma temporada que duraria um mês na Ondine Discotheque, em Manhattan.

1º/11/1968: Beatle solo

George Harrison é o primeiro beatle a lançar um disco solo, ao apresentar seu disco "Wonderwall Music" pela gravadora do grupo, Apple. O disco é uma trilha sonora instrumental e conta com a participação de Eric Clapton, Ringo Starr e de Peter Tork, do grupo Monkees.

  /11/1969: Sem suspeita

Elvis Presley chega ao topo das paradas de singles nos Estados Unidos com "Suspicious Minds" — é a décima oitava vez que o artista ocupa esta posição.

  /11/1969: “...and in the end”

O décimo terceiro disco dos Beatles "Abbey Road" chega ao topo das paradas de discos mais vendidos nos EUA. É o último álbum do grupo a ser gravado no estúdio, e o penúltimo antes do lançamento da coletânea de músicas inéditas "Let it Be", lançada no ano seguinte, após a dissolução do quarteto. 

  /11/1979: Dylan herege

Bob Dylan mostra pela primeira vez ao vivo as canções de seu novo álbum, “Slow Train Coming”, em que larga a religião judaica para abraçar o cristianismo. Nesta primeira apresentação, em São Francisco, nos EUA, o cantor é vaiado durante toda a exibição do novo material.

  /11/1980: Bruce no topo

Bruce Springsteen chega ao topo das paradas de discos mais vendidos dos EUA pela primeira vez com seu álbum "The River", que traz o single "Hungry Heart".

  /11/1994: “My girl, my girl…”

O programa “MTV Unplugged” do grupo Nirvana, gravado no ano anterior em Nova York, é lançado como disco e chega ao topo das paradas em vários países. É o primeiro lançamento do grupo após o suicídio de seu líder, Kurt Cobain, no semestre anterior.

  /11/1997: ‘Barbie Girl’

O grupo escandinavo Aqua passa quatro semanas no topo das paradas de singles mais vendidos nos EUA e na Inglaterra com a infame "Barbie Girl", que chega a vender oito milhões de cópias.

  /11/2008: Diva latina

A soprano peruana Yma Sumac, uma celebridade internacional nos anos 1950, morre vítima de câncer intestinal.

Parabéns!

O primeiro dia de novembro celebra o aniversário de nomes como a cantora drag queen Pabllo Vittar (nascida em 1994), o saxofonista norte-americano Ronald Bell, do grupo Kool & the Gang (nascido em 1951), o cantor country Lyle Lovett (nascido em 1957), o vocalista dos Red Hot Chili Peppers Anthony Kiedis (nascido em 1962), o guitarrista da banda norueguesa A-ha Mags Furuholmen (nascido em 1962), o baterista do Def Leppard Rick Allen (nascido em 1963), a cantora do Stereolab Mary Hanson (nascida em 1966 e morta num acidente de bicicleta em 2002) e a cantora LaTavia Roberson, do grupo Destiny's Child (nascida em 1981).

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais