Em 1° de novembro de 1894, a ‘Billboard’ chegava às bancas
Máquina do Tempo

Em 1° de novembro de 1894, a ‘Billboard’ chegava às bancas

EXTRA! EXTRA!

Vendida inicialmente por dez centavos de dólar, a revista “Billboard Advertising” começa a ser publicada, com foco no comércio de placas de propaganda. Poucos anos depois, a publicação passa a falar sobre a publicidade de espetáculos musicais e, a partir dos anos 1930, começa a cobrir rádio e vendas de um novo formato de mídia, os discos de jukebox. Por este período, passa a ser conhecida apenas como “Billboard” e em poucos anos torna-se a principal publicação do novíssimo mercado fonográfico. A revista até hoje é referência na indústria, aliás.

Primeira capa da revista 'Billboard Advertising' / Reprodução
Primeira capa da revista 'Billboard Advertising' / Reprodução

E MAIS...

1º/11/1959: Troca de casa

O músico Ray Charles deixa sua antiga gravadora, Atlantic, e assina com a ABC-Paramount Records.

1º/11/1966: A primeira vez em Nova York

O grupo californiano Doors toca pela primeira vez em Nova York, em uma temporada que duraria um mês na Ondine Discotheque, em Manhattan.

1º/11/1968: Beatle solo

George Harrison é o primeiro beatle a lançar um disco solo, ao apresentar seu disco "Wonderwall Music" pela gravadora do grupo, Apple. O disco é uma trilha sonora instrumental e conta com a participação de Eric Clapton, Ringo Starr e de Peter Tork, do grupo Monkees.

/11/1969: Sem suspeita

Elvis Presley chega ao topo das paradas de singles nos Estados Unidos com "Suspicious Minds" — é a décima oitava vez que o artista ocupa esta posição.

/11/1969: “...and in the end”

O décimo terceiro disco dos Beatles "Abbey Road" chega ao topo das paradas de discos mais vendidos nos EUA. É o último álbum do grupo a ser gravado no estúdio, e o penúltimo antes do lançamento da coletânea de músicas inéditas "Let it Be", lançada no ano seguinte, após a dissolução do quarteto.

/11/1979: Dylan herege

Bob Dylan mostra pela primeira vez ao vivo as canções de seu novo álbum, “Slow Train Coming”, em que larga a religião judaica para abraçar o cristianismo. Nesta primeira apresentação, em São Francisco, nos EUA, o cantor é vaiado durante toda a exibição do novo material.

/11/1980: Bruce no topo

Bruce Springsteen chega ao topo das paradas de discos mais vendidos dos EUA pela primeira vez com seu álbum "The River", que traz o single "Hungry Heart".

/11/1994: “My girl, my girl…”

O programa “MTV Unplugged” do grupo Nirvana, gravado no ano anterior em Nova York, é lançado como disco e chega ao topo das paradas em vários países. É o primeiro lançamento do grupo após o suicídio de seu líder, Kurt Cobain, no semestre anterior.

/11/1997: ‘Barbie Girl’

O grupo escandinavo Aqua passa quatro semanas no topo das paradas de singles mais vendidos nos EUA e na Inglaterra com a infame "Barbie Girl", que chega a vender oito milhões de cópias.

/11/2008: Diva latina

A soprano peruana Yma Sumac, uma celebridade internacional nos anos 1950, morre vítima de câncer intestinal.

Parabéns!

O primeiro dia de novembro celebra o aniversário de nomes como a cantora drag queen Pabllo Vittar (nascida em 1994), o saxofonista norte-americano Ronald Bell, do grupo Kool & the Gang (nascido em 1951), o cantor country Lyle Lovett (nascido em 1957), o vocalista dos Red Hot Chili Peppers Anthony Kiedis (nascido em 1962), o guitarrista da banda norueguesa A-ha Mags Furuholmen (nascido em 1962), o baterista do Def Leppard Rick Allen (nascido em 1963), a cantora do Stereolab Mary Hanson (nascida em 1966 e morta num acidente de bicicleta em 2002) e a cantora LaTavia Roberson, do grupo Destiny's Child (nascida em 1981).

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest