Em 10 de maio de 1994, o Weezer lançava seu disco de estreia
Especial

Em 10 de maio de 1994, o Weezer lançava seu disco de estreia

0

Publicidade

Acordes pesados e duetos vocais. Letras nerds e solos de guitarra. Doces melodias e riffs para bater cabeça. Quando o primeiro disco do Weezer ("Weezer", conhecido como "o álbum azul")foi lançado, no dia 10 de maio de 1994, aquela combinação parecia improvável e fadada ao esquecimento, mesmo naquela década estranha. Mas de alguma forma, o disco batizado apenas com o nome da banda acertou um ponto específico do inconsciente coletivo e, em menos de um ano, já havia vendido meio milhão de cópias só nos Estados Unidos — e transformado a banda liderada por Rivers Cuomo num dos principais nomes do rock dos anos 1990.

LEIA MAIS: Como uma fã de 15 anos fez o Weezer voltar ao topo das paradas de sucesso

VEJA TAMBÉM: Cover de 'No Scrubs' do Weezer ganha aprovação do TLC: 'Bom trabalho'

O próprio Cuomo ria sem entender como a sua banda fez sucesso se, nos anos anteriores ao lançamento do disco, ela era vaiada em shows e tinha portas fechadas por tocar exatamente aquelas músicas. A resposta quase sempre era a mesma: queriam bandas grunge e o Weezer ficava num meio termo incômodo, principalmente pelo fato de seus integrantes não parecerem astros de rock. A capa de seu disco de estreia — para muitos uma referência ao álbum de estreia da banda nova-iorquina Feelies, "Crazy Rhythms" — trazia os quatro integrantes da banda usando desajeitadamente camisas sociais e camisetas sem estampa, com cabelos curtos e expressões vazias. Era como se fossem um antídoto ao grunge.

Weezer: Patrick Wilson, Matt Sharp, Brian Bell e Rivers Cuomo posam para foto nos bastidores de um bar em Minneapolis, em 1994 / Foto: Getty Images
Weezer: Patrick Wilson, Matt Sharp, Brian Bell e Rivers Cuomo posam para foto nos bastidores de um bar em Minneapolis, em 1994 / Foto: Getty Images

Talvez seja por isso que o disco tenha acertado tanto. Ele foi lançado pela mesma gravadora que revelou o Nirvana para o mainstream norte-americano, a Geffen. Depois do contrato assinado, o grupo pôde escolher um produtor — e Cuomo optou por Ric Ocazek, guitarrista do grupo new wave The Cars, que escolhido pelo som cristalino e pesado de suas produções. Ocazek levou o grupo para gravar o disco que ficaria conhecido depois como "o álbum azul" (devido à cor em sua capa) no lendário estúdio Electric Lady, em Nova York, e durante este processo, o guitarrista original, Jason Cropper, deixou a banda para ser substituído por Brian Bell. Segundo Ocazek, Cuomo regravou todas as guitarras de Cropper em um único dia.

O sucesso do disco foi impulsionado por seus clipes, um dos primeiros do hoje aclamado diretor Spike Jonze. Tanto "Buddy Holly" (com sua referência ao seriado dos anos 1960 "Happy Days") quanto "Undone - The Sweater Song" entraram em alta rotação na MTV na época, ajudando nerds de todo o mundo a se identificar com a figura e as dores de seu vocalista, que escrevia sobre temas pessoais.

Weezer se apresenta, nos EUA, em 1994 / Foto: Getty Images
Weezer se apresenta, nos EUA, em 1994 / Foto: Getty Images

Depois do sucesso do primeiro disco, Rivers Cuomo voltou para a faculdade, onde também terminaria de escrever seu projeto sobre o complicado mundo depois da fama, uma ópera-rock chamada "Songs from the Black Hole", mas um caso de amor o fez largar o tema original e o segundo disco da banda, "Pinkerton", lançado dois anos depois, seria bem diferente do trabalho original, consolidando a reputação da banda. Mas isso é outra história.

Quem nasceu

1935 - Larry Williams, cantor e compositor norte-americano (m. 1980)

1940 - Arthur Alexander, cantor e compositor norte-americano

1946 - Donovan, cantor e compositor escocês

1947 - Dave Mason, guitarrista, cantor e compositor do grupo Traffic

1952 - Sly Dunbar, baterista da dupla jamaicana Sly and Robbie 

1957 - Sid Vicious, nascido John Ritchie, baixista e vocalista do grupo inglês Sex Pistols (m. 1979)

1957 - Karl Hyde, vocalista do grupo inglês Underworld 

1957 - Fausto Fawcett, nascido Fausto Borel Cardoso, cantor, compositor, poeta, escritor e dramaturgo

1960 - Bono Vox, nascido Paul Hewson, vocalista da banda irlandesa U2

Quem morreu

1992 - Sylvia Syms, cantora norte-americana (n. 1917)

2009 - Julie Coryell, cantora e escritora norte-americana (n. 1948)

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais