Em 10 de novembro de 1975, o Queen grava o clipe de ‘Bohemian Rhapsody’ em apenas quatro horas
Especial

Em 10 de novembro de 1975, o Queen grava o clipe de ‘Bohemian Rhapsody’ em apenas quatro horas

0

Publicidade

O grupo inglês Queen já era conhecido por fazer vídeos para acompanhar o lançamento de suas músicas — numa época em que poucos artistas se preocupavam com isso e ainda não havia MTV. Mas, a partir do lançamento do primeiro single de seu disco de 1975, "A Night at the Opera", o grupo liderado por Freddie Mercury mexeu nas estruturas do sistema. Basicamente por ter transformado o clipe de seu futuro maior hit — "Bohemian Rhapsody", que dá título à recente cinebiografia de seu vocalista — em um acontecimento televisivo. 

O clipe foi gravado durante quatro horas do dia 10 de novembro de 1975, no estúdio Trident, e dirigido por Bruce Gowers, que havia trabalhado com a banda no ano anterior. A parte inicial do clipe, com as quatro faces do grupo na penumbra, foi inspirada na foto que o lendário Mick Rock fez para a capa do segundo disco da banda. A estreia do clipe no programa "Top of the Pops", não apenas transformou o Queen em uma banda de sucesso nacional na Inglaterra, como estabeleceu este tipo de vídeo como um novo padrão para artistas pop desde então. 

E mais...

10/11/1973: Elton no topo

Elton John chega ao topo das paradas nos Estados Unidos com o disco "Goodbye Yellow Brick Road", que mantém-se no posto por oito semanas, e é seu disco mais vendido até hoje, com 15 milhões de cópias. Além da faixa-título, o disco ainda conta com os singles "Bennie and the Jets", "Saturday Night's Alright for Fighting" e a música que fez em homenagem à atriz Marilyn Monroe, que depois seria adaptada para celebrar a passagem da Princesa Diana, "Candle in the Wind".

10/11/1979: O primeiro rap

O single "Rapper's Delight", da Sugarhill Gang, torna-se o primeiro rap a entrar na lista dos compactos mais vendidos da “Billboard”, chegando à 84° posição. Nada mal para o primeiro single do gênero na história.

10/11/1984: Trio parada dura

Ex-vocalista do grupo Rufus, Chaka Khan chega ao topo das paradas de sucesso com o hit "I Feel For You", em que ela reunia uma senhora trindade da música negra norte-americana: a música foi escrita por Prince, conta com uma gaita tocada por Stevie Wonder e abre com rimas do MC Melle Mel, dos Furious Five de Grandmaster Flash. A entrada da música, com o nome da cantora repetido algumas vezes, foi um defeito na gravação que foi substituído por um scratch de DJ — foi a primeira vez que a maioria das pessoas viu um disco de vinil sendo manipulado assim, aliás.

10/11/1986: Cinco vezes Bruce

O disco quíntuplo (!!!!!) ao vivo “Bruce Springsteen & The E Street Band Live: 1975-85” chega às lojas de discos e vende um milhão de cópias apenas no primeiro dia. No total, foram quatro milhões de exemplares, ficando atrás apenas do “Unplugged” de Eric Clapton e de “Frampton Comes Alive”, de Peter Frampton, como o disco ao vivo mais vendido da história.

10/11/2002: As teclas da Motown

Morre o tecladista norte-americano Johnny Griffith, vítima de um ataque cardíaco, aos 66 anos. Embora desconhecido do grande público pelo nome, ele fazia parte da banda da gravadora Motown e seu teclado foi eternizado em clássicos como "I Heard It Through The Grapevine", de Marvin Gaye, "I Can't Help Myself (Sugar Pie, Honey Bunch)", dos Four Tops, e "Stop! In the Name of Love", das Supremes, entre outros.

10/11/2002: Rock nos Simpsons

Mick Jagger, Keith Richards, Tom Petty, Elvis Costello, Lenny Kravitz e Brian Setzer participam do episódio dos Simpsons "How I Spent My Strummer Vacation" sobre um acampamento temático sobre rock.

10/11/2015: Uma lenda

Morre o compositor Allen Toussaint, um dos maiores nomes da música de Nova Orleans, nos EUA. 

Parabéns

Os aniversariantes deste 10 de novembro incluem o baixista inglês Greg Lake (que tocou no King Crimson e no Emerson Lake & Palmer, nascido em 1948 e morto em 2016), o baterista do Simply Red Chris Joyce (nascido em 1957), o guitarrista da banda inglesa Pulp Steve Mackey (nascido em 1966), produtor Mushroom, do grupo inglês Massive Attack (nascido em 1967), o guitarrista do grupo Black Grape Paul 'Kermit' Leveridge (nascido em 1969), a rapper norte-americana Eve (nascida em 1978) e o brasileiro MC Guimê (nascido em 1992).

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais