Em 11 de abril de 1983, Dave Mustaine é demitido do Metallica após uma briga no estúdio
Especial

Em 11 de abril de 1983, Dave Mustaine é demitido do Metallica após uma briga no estúdio

O clima no estúdio já andava tenso e os dois principais guitarristas do Metallica não se entendiam — até que brigaram no meio da gravação de seu álbum de estreia, no dia 11 de abril de 1983. O fundador James Hetfield, não teve dúvidas: demitiu o guitarrista Dave Mustaine da banda na hora e logo em seguida anunciou que Kirk Hammett, do Exodus, era o novo integrante de sua banda.

O Metallica havia sido fundado dois anos antes quando Hetfield respondeu ao anúncio que o baterista dinamarquês Lars Ulrich colocou no jornal "The Recycler", de Los Angeles, nos EUA, anunciando que era um baterista procurando músicos para tocar Iron Maiden, Diamond Head e Tygers of Pan Tang. A resposta para o anúncio deu início a uma amizade que mantém a banda viva até hoje.

Para completar a formação, os dois chamaram o guitarrista Dave Mustaine, que também havia respondido ao anúncio de Lars, e tinha um equipamento caro, o que impressionou os colegas. Os três convocaram ainda o baixista Ron McGovney e lançaram sua primeira música, "Hit the Lights", em uma coletânea chamada "Metal Massacre I", no início de 1982, pela gravadora californiana Metal Blade. O nome da banda foi surrupiado de uma das ideias de um amigo do grupo, Ron Quintana, tinha para um fanzine sobre heavy metal — além de Metallica, outra opção seria MetalMania.

Tempos depois, McGovney foi chutado do Metallica por não ser proativo e depois que Lars e James assistiram a um show da Trauma no mítico bar Whiskey a Go Go, ficaram impressionados com a performance do baixista Cliff Burton, que tocava com um pedal wah-wah, e o convidaram para ocupar a posição. A entrada de Burton para o Metallica consagrou sua primeira formação clássica e fez que eles começassem a se tornar um nome conhecido na cena de metal da costa oeste norte-americana.

Enquanto a banda se tornava mais conhecida, seu guitarrista solo, Dave Mustaine, ficava mais problemático, principalmente quando bebia demais, tornando-se insuportável. O clima começou a ficar pesado e à medida em que o Metallica se tornava um dos principais nomes da nova cena de heavy metal nos Estados Unidos— que passou a ser chamada de thrash metal a partir do nome de uma música do Anthrax ("Metal Thrashing Mad"). Quando o grupo viajou para Nova York para gravar seu disco de estreia pela gravadora Megaforce, a situação ficou insustentável.

A briga de Hetfield e Mustaine naquele 11 de abril foi o fim de uma relação tensa entre os dois, que deixava a banda sempre no limite da tensão. Tanto que Hetfield já havia sondado Kirk Hammett para entrar na banda, caso Mustaine saísse.

Ao ser chutado da banda, Mustaine voltou para Los Angeles de ônibus, numa viagem que fez em quatro dias, pensando em como se vingar daquele último gesto do Metallica. E assim fundou o Megadeth, que se tornaria uma das principais bandas daquela mesma cena, e segue firme e forte na ativa — apenas para brigar com os ex-colegas. Já o grupo de Hetfield e Ulrich seguiu sua estrada de sucesso e hoje é uma das bandas mais bem sucedidas do mundo.

Em foto de 1986, David Mustaine ao lado dos companheiros de Megadeth / Foto: Getty Images
Em foto de 1986, David Mustaine ao lado dos companheiros de Megadeth / Foto: Getty Images

Quem nasceu

1918 - Jimmy Lewis, baixista norte-americano que tocou com nomes como Count Basie Orchestra, Duke Ellington, Billie Holiday, Sam Cooke, entre outros (m. 2000)

1952 - Terry Ollis, baterista do grupo inglês Hawkwind

1956 - Neville Staples, vocalista jamaicano que teve um hit ("Ghost Town") com o grupo inglês The Specials

1958 - Stuart Adamson, vocalista do grupo escocês Big Country (m. 2001)

1966 - Zeca Baleiro, nascido José Ribamar Coelho Santos, cantor e compositor maranhense

1966 - Lisa Stansfield, cantora e compositora inglesa

1969 - Cerys Matthews, cantora e compositora do grupo inglês Catatonia

1979 - Sebastien Grainger, baterista e vocalista do grupo canadense Death from Above 1979

1984 - Junior Lima, músico, cantor e compositor campineiro

1987 - Joss Stone, nascida Joscelyn Eve Stoker, cantora, compositora e atriz inglesa

Quem morreu

2006 - June Pointer, vocalista do grupo The Pointer Sisters (n. 1953)

2011 - Lacy Gibson, guitarrista norte-americano (n. 1936)

2017 - J. Geils, guitarrista e fundador da banda J. Geils Band (n. 1946)

2017 - Toby Smith, tecladista do grupo inglês Jamiroquai (n. 1970)

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest