Em 11 de dezembro de 1965, o Velvet Underground faz seu primeiro show
Especial

Em 11 de dezembro de 1965, o Velvet Underground faz seu primeiro show

Das poucas pessoas que estavam reunidas do auditório da Summit High School em Nova Jérsei, nos EUA, no dia 11 de dezembro de 1965, a maioria tinha ido ao local para assistir a apresentação de uma banda novata chamada The Myddle Class. O grupo era empresariado pelo jornalista Al Aronowitz (o sujeito que apresentou Bob Dylan para os Beatles no ano anterior) e recém-contratada pelo selo Tomorrow, fundado pelos compositores Carole King e Gerry Goffin. Ninguém havia estava ligando muito para a banda de abertura, The Velvet Underground, que apresentava-se pela primeira vez ao vivo naquela noite.

O grupo havia sido fundado no mesmo ano, depois do encontro entre o compositor nova-iorquino Lou Reed, que fazia bico compondo músicas sob encomenda para o pequeno selo Pickwick, e o músico galês John Cale, que havia vindo para Nova York conhecer seu ídolo, o compositor erudito John Cage. Com realidades distintas, eles se reconheceram como iconoclastas musicais e logo montaram uma banda que tinha uma única regra: tocar o som que queria, sem fazer nenhuma concessão.

Naquele primeiro show, o grupo já dava pistas do rumo que tomaria. Todos vieram vestidos de preto sem combinar uns com os outros, o que se tornou o figurino oficial do grupo, que naquela primeira apresentação já tocava de óculos escuros. Um de seus integrantes, o guitarrista Sterling Morrison, tinha o cabelo bem mais comprido do que era permitido para um garoto à época, o que também causou uma sensação de estranhamento no público.

Mas nada comparado às músicas. O grupo tocou apenas três canções: "There She Goes Again", "Heroin" e "Venus In Furs", sendo que as duas últimas falavam de heroína e de sadomasoquismo numa época em que nem se discutia drogas ou sexo em público. O ruído transgressor da banda logo seria descoberto pelo artista plástico Andy Warhol, que os apadrinharia e os transformaria na primeira banda cult da história do rock. Assim, lançaram as sementes para uma carreira que mudaria a história ao germinar o movimento punk e ao colidir rock e arte de uma forma completamente distinta da que outros nomes, como os Beatles, Bob Dylan ou Frank Zappa, vinham fazendo à época.

E mais...

11/12/1957: Pegou pesado

O incipiente rock'n'roll entra em estado de choque ao descobrir que o pianista Jerry Lee Lewis - autor de clássicos como "Great Balls of Fire" e "Whole Lotta Shakin' Goin' On" - casa-se com o sua prima de 13 anos, Myra Gale Brown.

11/12/1960: A primeira vez

Aretha Franklin canta ao vivo pela primeira vez no Village Vanguard, em Nova York, nos EUA. Ela tinha 18 anos.

11/12/1961: 'Check it and see...'

O grupo Marvelettes chega ao topo da parada de singles nos EUA com a clássica "Please Mr. Postman", que trazia um jovem baterista chamado Marvin Gaye. A faixa foi eternizada pelos Beatles em 1963 e depois consagrada na versão definitiva dos Carpenters, em 1975.

11/12/1964: A morte do soulman

O cantor Sam Cooke é a assassinado no motel Hacienda em Los Angeles, nos EUA, pela gerente do estabelecimento, que disse à polícia que a lenda da soul music tinha tentado atacá-la e alegou que atirou em legítima defesa.

11/12/1966: A revelação

A banda de Elton John, Bluesology, fez o show de abertura para Little Richard em Londres, na Inglaterra. Foi uma revelação, diria o cantor inglês anos mais tarde: "Quando vi Little Richard de pé no piano, cheio de luzes, lantejoulas e energia, decidi que me tornaria um pianista rock'n'roll”.

11/12/1970: O primeiro solo

John Lennon lança seu primeiro disco solo, depois de lançar três álbuns experimentais com sua esposa Yoko Ono, chamado "Plastic Ono Band".

11/12/1972: Causando

James Brown foi preso após um show no Tennessee, nos EUA, por incitação ao tumulto.

11/12/1982: A despedida do Jam

O grupo inglês The Jam toca seu último show na cidade de Brighton, na Inglaterra.

11/12/1990: Dez milhões!

O álbum “Led Zeppelin IV” ganha o disco de diamante, o equivalente a 10 milhões de cópias vendidas.

11/12/2006: Ringtone de ouro

A música "All I Want For Christmas Is You" de Mariah Carey é o primeiro ringtone de celular a ganhar o disco de ouro, ao ser vendido mais de meio milhão vezes.

11/12/2012: Índia de luto

Morre o músico indiano Ravi Shankar, o pioneiro divulgador da música de seu país a partir dos anos 1960 e um dos maiores tocadores de cítara da história.

Parabéns!

Os aniversariantes deste 11 de dezembro incluem o clássico sambista Noel Rosa (nascido em 1910, morto em 1937), o "rei do mambo" Perez Prado (nascido em 1916, morto em 1989), a cantora e compositora norte-americana Big Mama Thornton (que nasceu em 1926 e morreu em 1984), a cantora Brenda Lee (nascida em 1944), o baterista Chester Thompson (nascido em 1948), o tecladista Philip "Spike" Edney, mais conhecido como "o quinto integrante do Queen" (nascido em 1951), o cantor Jermaine Jackson (nascido em 1954), o baixista da banda Mötley Crue, Nikki Sixx (nascido em 1958) e o baixista dos Rolling Stones Darryl Jones, que toca com o grupo desde 1993 (nascido em 1961).

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest