Em 11  de março de 1970, Crosby Stills Nash & Young lançam o clássico 'Déjà Vu'
Especial

Em 11 de março de 1970, Crosby Stills Nash & Young lançam o clássico 'Déjà Vu'

0

Publicidade

O folk começou a década de 1960 como um gênero musical que inspirava intelectuais de Nova York a pensar na classe operária norte-americana. Nasceu nas cantigas populares, longe dos palcos e dos holofotes, para depois ser abraçado por uma geração de novos compositores que começou a pregar as músicas da classe trabalhadora para a geração beat, germinando aos poucos a contracultura. Mal sabiam seus idealizadores que dez anos depois o gênero funcionaria como plataforma de lançamento para compositores icônicos de outra geração, especificamente quando um dos discos mais aguardados de seu tempo foi lançado no dia 11 de março de 1970: "Déjà Vu", que reuniu pela primeira vez o quarteto Crosby, Stills, Nash & Young.

LEIA MAIS: Veja fotos de Bob Dylan nos bastidores de turnê de 1975

FOLK: Phillip Long, o 'Bob Dylan paulista' que vive da música com dinheiro que recebe do Spotify

O disco marcava o amadurecimento da geração norte-americana que cresceu após a invasão britânica que tomou conta das paradas de sucesso com a chegada dos Beatles. Grupos como Rolling Stones, Animals, Kinks e Who pegaram o público dos EUA de surpresa e aos poucos novas bandas começaram a aparecer no país. O quarteto Crosby Stills Nash & Young era a depuração desta safra que se materializava num supergrupo: David Crosby vinha dos Byrds, Stephen Stills e Neil Young vinham do Buffalo Springfield e Graham Nash vinha dos Hollies, todas bandas nascidas sob a influência tanto dos Beatles quanto do folk que ganhou ainda mais popularidade com ascensão de Bob Dylan entre esta nova geração de roqueiros. O grupo havia começado sem Neil Young, respondendo apenas como Crosby Stills & Nash, mas o anúncio da entrada de Young para a banda tornava seu próximo disco um dos mais esperados da história dos anos 1960.

Quando chegou, "Déjà Vu" se consolidou como um marco. Seus autores já não eram roqueiros adolescentes e o sonho hippie estava acabando, bem como a paranoia que sucedeu o auge da contracultura. As desilusões dos americanos com os anos 1970 já voavam alto antes mesmo de a década começar: o presidente Richard Nixon era o extremo oposto do presidente que havia iniciado a década, John Kennedy; a guerra do Vietnã matava jovens norte-americanos e cidadãos asiáticos num massacre cada vez mais sem sentido e a crise econômica nos EUA deixava a situação ainda mais complicada. Estas angústias foram traduzidas em um disco em que seus integrantes quase não estiveram juntos em estúdio, em sessões que, segundo exagerava a lenda, havia tomado mais de 800 horas de gravação. Cada músico entrava e gravava sua parte, sejam violões ou vocais. A única música que reuniu os quatro foi a mítica "Woodstock", de Joni Mitchell, faixa central do disco.

Além dos quatro, o disco ainda contou com participações especialíssimas, como o guitarrista do Grateful Dead Jerry Garcia, na faixa "Teach the Children", e o líder do grupo Lovin' Spoonful, John Sebastian, que tocou gaita na faixa-título, além do baixista Greg Reeves e do baterista Dallas Taylor, que tiveram seus nomes apresentados na capa. O disco chegou ao topo da parada de discos mais vendido nos Estados Unidos e ajudou nas vendas dos discos solo que cada um de seus integrantes lançaram a seguir: "After the Gold Rush" de Neil Young, "If I Could Only Remember My Name" de David Crosby, "Songs for Beginners" de Graham Nash e o disco homônimo de Stephen Stills.

Quem nasceu

1912 - Aniceto do Império, nascido Aniceto de Menezes e Silva Júnior, sambista carioca (m. 1993)

1947 - Mark Stein, vocalista do grupo norte-americano Vanilla Fudge 

1950 - Bobby McFerrin, vocalista de jazz norte-americano 

1954 - Tetê Espíndola, cantora, compositora e instrumentista sul-matogrossense

1955 - Nina Hagen, cantora e compositora alemã 

1964 - Vinnie Paul, baterista da banda norte-americana Pantera

1973 - Samuel Reoli, nascido Samuel Reis de Oliveira, baixista do grupo paulista Mamonas Assassinas (m. 1996)

1981 - Russell Lissack, guitarrista da banda inglesa Bloc Party 

1983 - Thiaguinho, nascido Thiago André Barbosa, cantor e compositor paulista

Quem morreu

2015 - Jimmy Greenspoon, tecladista do grupo norte-americano Three Dog Night (n. 1948)

2016 - Keith Emerson, tecladista do grupo inglês Emerson, Lake & Palmer (n. 1944)

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais