Em 12 de dezembro de 1970, o grupo The Doors faz seu último show
Especial

Em 12 de dezembro de 1970, o grupo The Doors faz seu último show

Os Doors já não estavam numa boa fase para shows, principalmente devido ao estado de seu vocalista, Jim Morrison. Constantemente embriagado, ele poderia transformar as apresentações de sua banda em uma catarse ou em uma lástima, dependendo da inspiração do momento. Mas, nos últimos anos, a segunda opção vinha sendo mais frequente, e quase sempre colocava em risco a viabilidade econômica da banda.

Até que no dia 12 de dezembro de 1970, o grupo chegou ao limite. O show foi feito em meio às gravações daquele que seria o último disco da banda com sua formação completa, "L.A. Woman", e decidiram mostrar algumas das novas músicas no palco, na única apresentação que fizeram no período, na cidade de Nova Orleans, nos EUA. Mas aí Jim Morrison esquecia as letras e, em vez de assumir ou improvisar, começava a recitar um poema, que virava uma piada, que no final não tinha graça. Até que sentou-se ao lado do baterista e dormiu, sendo acordado por um chute de John Densmore. Acordado no susto, Jim foi para o microfone, pegou o pedestal e o destruiu ao desferir golpes no chão. Depois, saiu do palco, encerrando o show pela metade.

Os outros integrantes do grupo — Densmore, o tecladista Ray Manzarek e o guitarrista Robbie Krieger — mais tarde decidiriam que aquele seria o último show da banda. O grupo ainda terminou as gravações do disco (que trazia clássicos como a faixa-título, "Riders on the Storm" e "Love Her Madly"), mas o futuro da banda seria definido por outro movimento abrupto e inesperado de Jim Morrison. O cantor sofreu um ataque cardíaco fatal em uma banheira num apartamento em Paris, na França, em julho do ano seguinte.

E mais…

12/12/1965: Amadurecimento

Os Beatles chegam mais uma vez ao topo das paradas com o disco "Rubber Soul", que lá permaneceria por 42 semanas. Foi o primeiro álbum em que a banda não precisou interromper as gravações para fazer shows, dedicando-se apenas à produção das novas músicas — o que também resultou em seu disco mais virtuoso até então, com referências de Bob Dylan, o uso da cítara indiana e letras mais maduras.

12/12/1970: ‘Now if there's a smile on my face…’

O hit "Tears of a Clown", do grupo Smokey Robinson and the Miracles chega ao topo das paradas de singles nos EUA e lá permanece por duas semanas. Foi o primeiro single do grupo a chegar ao topo, depois de outros 25 que já estiveram entre as 40 mais vendidas. A música foi composta por Stevie Wonder com letra do próprio Robinson.

12/12/1973: Em choque!

O guitarrista do Kiss Ace Frehley quase foi eletrocutado em um show na Flórida, nos EUA, ao encostar em uma luz que entrou em curto circuito. O músico foi retirado às pressas do palco, mas voltou dez minutos depois para terminar a apresentação.

12/12/1981: ‘You were working as a waitress in a cocktail bar…’

O grupo inglês Human League chega ao topo da parada de singles britânica pela única vez com seu grande hit, a imortal "Don't You Want Me".

12/12/1985: O sexto Stone

O tecladista escocês Ian Stewart sofre um ataque cardíaco na sala de espera de seu médico e torna-se o segundo rolling stone a partir deste para o outro lado, após a morte de Brian Jones, em 1969. Os dois fundaram os Rolling Stones no início dos anos 1960 e convidaram mais tarde Mick Jagger e Keith Richards para se juntar a eles. Ian, no entanto, foi tirado da formação original banda pelo empresário Andrew Loog Oldham, pois além de seis pessoas ser muita gente pra um só palco, ele não se encaixava na imagem da banda, por ser grande e de queixo quadrado. Permaneceu primeiro como motorista da banda (levando o grupo de van para fazer shows pela Inglaterra) e depois como assistente de palco, além de tocar piano em quase todos os discos do grupo.

12/12/1987: ‘Well, I guess it would be nice…’

George Michael chega ao topo da parada de singles nos EUA com "Faith" e não sai de lá por quatro semanas, tornando-a um dos grandes hits do ano.

12/12/2003: Sir Rolling Stone

O vocalista dos Rolling Stones torna-se Cavaleiro da Ordem do Império Britânico e agora pode ser chamado de Sir Mick Jagger. O pai de Mick, com 92 anos de idade à época, compareceu à cerimônia.

12/12/2007: Pioneiro do rock

Morre o guitarrista Ike Turner, ex-marido de Tina Turner, com quem formava uma dupla nos anos 1960 e 1970.

Parabéns

Os aniversariantes de hoje incluem o eterno Frank Sinatra (nascido em 1915, morto em 1998), a cantora Connie Francis (nascida em 1938), a cantora Dionne Warwick (nascida em 1940), o guitarrista dos Allman Brothers Dicky Betts (nascido em 1943), o cantor Grover Washington Jr. (nascido em 1943), o vocalista do MC5 Rob Tyner (nascido em 1944, morto em 1991), o guitarrista do Steely Dan Denny Dias (nascido em 1946), a cantora brasileira Ná Ozzetti (nascida em 1958), a cantora e percussionista do Prince Sheila E. (nascida em 1959), a cantora do grupo alemão Propaganda Clauda Brucken (nascida em 1963), o rapper do grupo House of Pain Danny Boy (nascido em 1968) e o guitarrista do grupo inglês The Darkness Dan Hawkins (nascido em 1976).

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest