Em 13 de dezembro de 1975, Patti Smith lança ‘Horses’
Especial

Em 13 de dezembro de 1975, Patti Smith lança ‘Horses’

A poeta norte-americana Patti Smith é o elo perdido entre a geração beat, o Velvet Underground e o punk rock, traçando conexões improváveis entre Rimbaud, Artaud, Rolling Stones e The Doors. E em nenhum momento ela foi tão importante quanto no lançamento de seu primeiro álbum, "Horses", que chegou às lojas no dia 13 de dezembro de 1975.

Ela mudou-se para Nova York para ficar perto das bandas que queria ouvir e tentar carreira no mercado editorial - e ao mesmo tempo conheceu dois homens que transformariam a sua vida (o fotógrafo Robert Mapplethorpe e o guitarrista Lenny Kaye). Aos poucos, foi abraçando o rock'n'roll como um estilo de vida. Vestida de terno masculino - mas completamente despojada - na capa de seu primeiro álbum, ela foi a primeira artista a sair da meca punk que era a casa noturna CBGB para o mercado fonográfico, funcionando como introdução para uma geração que ainda mostraria ao mundo bandas como Television, Ramones, Blondie e Talking Heads e apresentaria ao planeta o conceito de punk rock.

13/12/1966: Hendrix hypado

O hype daquele novo guitarrista norte-americano na Inglaterra começava a ser colocado em prática quando Jimi Hendrix apresentou-se pela primeira vez na TV de lá. No programa "Ready Steady Go!" ele mostrou, entre outras músicas, um de seus primeiros clássicos, sua versão para "Hey Joe" (que dá pra ser ouvida no áudio do vídeo abaixo). Naquele mesmo dia, o trio Jimi Hendrix Experience também gravou a faixa "Foxy Lady" para seu disco de estreia, que seria lançado no ano seguinte.

13/12/1986: 'Something that never changes...'

A balada "The Way it Is", do grupo norte-americano Bruce Hornsby & The Range chega ao topo da parada de singles em seu país.

13/12/1997: 'Po...'

Os personagens de TV Teletubbies chegam ao topo da parada de singles inglesa com a música "Teletubbies Say-eh-oh", que ficou 32 semanas entre os singles mais vendidos.

13/12/2000: O fim do MM

Depois de 74 anos de sua fundação, o semanário "Melody Maker" publica sua última edição para fundir-se com o concorrente - embora da mesma editora - "New Musical Express", que existe até hoje, mas apenas em versão online.

13/12/2001: Pioneiro metal

Morre o cantor e compositor norte-americano Chuck Schuldiner, de câncer no cérebro. Líder da banda Death, ele era considerado o "patrono do death metal".

13/12/2002: 'Been down, isn't it a pity'

Morre o guitarrista canadense Zal Yanovsky da banda The Lovin Spoonful, vítima de um ataque cardíaco.

13/12/2004: Em chamas

O chalé do amor que batizava a canção "Love Shack" em que os B-52's moravam em Athens, nos EUA, é destruído num incêndio.

13/12/2013: De supetão

Beyoncé surpreende a todos ao lançar um disco sem nenhum anúncio. Batizado apenas com o nome da cantora, o álbum também trazia um clipe para cada música, tornando popular o conceito de vídeo-álbum.

Parabéns

Entre os nascidos neste 13 de dezembro temos temos o mestre Luiz Gonzaga (nascido em 1912, morto em 1989), o baterista do ? & The Mysterians, Robert Martinez (nascido em 1945), o guitarrista Jeff 'Skunk' Baxter, que tocou nos primeiros álbuns do Steely Dan (nascido em 1948), o guitarrista Ted Nugent (também nascido em 1948), o guitarrista e fundador do Television Tom Verlaine (nascido em 1949), o ator e cantor Jamie Foxx (nascido em 1967), o guitarrista do grupo escocês Franz Ferdinand Nick McCarthy (nascido em 1947), o líder do Blink-182 Tom Delonge (nascido em 1975), a vocalista do Evanescence Amy Lynn Lee (nascida em 1981) e a cantora norte-americana Taylor Swift (nascida em 1989).

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest