Em 13  de março de 1961, The Temptations fizeram um teste para entrar na Motown
Especial

Em 13 de março de 1961, The Temptations fizeram um teste para entrar na Motown

Publicidade

No início dos anos 1960, a cena musical em Detroit, nos EUA, era promissora, especialmente em relação a grupos vocais. Matinês adolescentes já tinham seus primeiros ídolos, mas foi a partir da consolidação da gravadora Motown que estes grupos começaram a ganhar mais destaque. E a aproximação entre esta cena e a nova gravadora aconteceu no dia 13 de março de 1961, quando o grupo The Temptations passou por uma audição junto aos fundadores da empresa.

LEIA MAIS: 15 músicas que falam sobre o que é ser negro no Brasil

HUMINUTINHO: Motown, a gravadora que moldou a música negra americana

Os Temptations vinham da junção de dois grupos vocais rivais, os Primes e os Elgins. Os primeiros eram dirigidos por Milton Jenkins, que, fascinado pelo sucesso que estavam conseguindo em bailes locais, resolveu criar uma versão feminina, as Primettes (lideradas por Diana Ross, que mais tarde mudariam seu nome para The Supremes). Mas o grupo não durou muito e se metamorfoseou em outras encarnações, primeiro como El Domingoes e depois como The Distants. Com este nome, gravaram dois singles, "Come On" (em 1959) e "Alright" (em 1960), pela pequena gravadora local Nothern. Nesta época o grupo já era influenciado por outro conjunto conhecido na cidade, os Miracles, que se apresentavam de terno e faziam coreografias no palco. 

Os Primes encerraram suas atividades depois que um de seus vocalistas, Kell Osbourne, mudou-se para a Califórnia, fazendo dois de seus integrantes, Eddie Kendricks e Paul Williams, voltarem para suas cidades de origem, no estado do Alabama. Foi quando os Elgins foram convidados para fazer uma apresentação na novíssima gravadora Motown, dirigida por dois nomes conhecidos na região, o empresário Berry Gordy e o cantor e compositor Smokey Robinson, justamente o líder e mentor dos Miracles. Mas o grupo estava desfalcado e Otis Williams, um de seus fundadores, chamou Kendricks para voltar a Detroit e entrar na banda. Eddie topou, desde que pudesse chamar seu amigo Paul. Os outros integrantes dos Elgins, Melvin Franklin e Elbridge "Al" Bryant, não se opuseram.

E foi com esta formação que apresentaram-se para Robinson e Gordy, cantando "Oh Mother of Mine". Gordy já havia visto alguns dos integrantes do grupo em aparições ao vivo e empolgou-se com a performance. Ofereceu o contrato na hora, mas descobriu que havia outra banda com o mesmo nome. Nos degraus do mítico endereço imortalizado pela Motown, o grupo acatou, por sugestão de um funcionário da Motown, Billy Mitchell, o nome de The Temptations. Foi assim que gravaram seu primeiro single, justamente a música que apresentaram na audição. Os primeiros lançamentos não fizeram sucesso, o que resultou na saída de Al Bryant, substituído por David Ruffin. Assim começou a era clássica da banda, numa escalada de sucessos a partir de "The Way You Do The Things You Do", em 1964.

Desde então, o grupo caiu no gosto do público e cada single era um novo sucesso: "Girl (Why You Wanna Make Me Blue)", "I'll Be in Trouble", "The Girl's Alright with Me" até finalmente a eterna "My Girl" consolidar sua reputação. Outros sucessos vieram — "Since I Lost My Baby", "Ain't Too Proud to Beg", "Get Ready" — e aos poucos o grupo foi pegando trejeitos e influências musicais de outro grande nome da soul music na época, James Brown, e começaram a deixar seu som mais pesado à medida em que a década de 1960 terminava.

Quem nasceu

1933 - Mike Stoller, compositor norte-americano que fazia dupla com Jerry Leiber e compôs alguns dos primeiros hits da história do rock

1939 - Neil Sedaka, cantor e compositor norte-americano

1942 - Scatman John, nascido John Paul Larkin, cantor e compositor norte-americano (m. 1999)

1949 - Donald York, vocalista do grupo norte-americano Sha Na Na

1953 - Rustee Allen, baixista do grupo norte-americano Sly and the Family Stone 

1959 - Greg Norton, baixista do grupo norte-americano Hüsker Dü

1960 - Adam Clayton, baixsta do grupo irlandês U2

1964 - João Gordo, nascido João Francisco Benedan, vocalista do grupo paulista Ratos de Porão

1966 - Chico Science, nascido Francisco de Assis França, cantor e compositor pernambucano, fundador do grupo Nação Zumbi (m. 1997)

1972 - Common, nascido Lonnie Rashid Lynn Jr., rapper norte-americano 

1991 - Luan Santana, cantor sul-matogrossense

Quem morreu

1998 - Judge Dread, nascido Alexander Minto Hughes, cantor e compositor jamaicano (n. 1945)

2015 - Daevid Allen, guitarrista australiano dos grupos ingleses Gong e Soft Machine (n. 1938)

Tags relacionadas:
EspecialMáquina do Tempo

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest