Em 14 de dezembro de 1979, o Clash lança ‘London Calling’
Especial

Em 14 de dezembro de 1979, o Clash lança ‘London Calling’

0

Publicidade

O Clash já era uma banda estabelecida e tinha uma reputação cada vez maior dentro do punk inglês — principalmente a partir do rápido esfacelamento do outro concorrente ao trono daquela cena, os Sex Pistols. Mas quando lançou seu terceiro disco, "London Calling", no dia 14 de dezembro de 1979, eles saíram do prumo original para se tornar uma das bandas mais importantes da história do rock.

MÁQUINA DO TEMPO: Em 13 de dezembro de 1975, Patti Smith lança ‘Horses’

LEIA TAMBÉM: CBGB, a meca do punk de NY, foi fundado no dia 10 de dezembro de 1973, e era um local conservador

Com o álbum duplo, que chegou a ser chamado de "The New Testament", o Clash colocava o punk rock dentro de uma árvore genealógica da música pop que o vinculava ao rock dos anos 1950, ao jazz dos anos 1940, à música jamaicana dos anos 1960, à surf music, à black music, à crítica ao consumismo, às disputas anticapitalistas e ao movimento antiguerra. Com um disco ousado e pesado, o Clash não apenas reinventou seu nome como o colocou entre os grandes da história do rock — e "London Calling" é frequentemente citado como um dos grandes discos do gênero.

14/12/1963: Adeus à rainha

A cantora e pianista norte-americana Dinah Washington, autobatizada de "A Rainha do Blues", morre aos 39 anos de idade.

14/12/1964: Sem censura!

O single "Louie Louie", dos Kingsmen, é banido de algumas rádios devido a obscenidades (que não existem) que o vocalista cantaria. A música foi gravada em apenas um take, ao vivo, o vocalista Jack Ely teve de gritar no microfone para conseguir ouvir sua própria voz no estúdio. Para dificultar ainda mais, ele usava aparelho ortodôntico, o que piorava sua dicção. A censura à canção saiu pela culatra, até que a faixa chegou ao segundo lugar nas paradas de sucesso neste dia (ela não chegou ao topo por causa do fenônemo de vendas que foi o single "Dominique" da Singing Nun — literalmente, uma freira cantora). 

14/12/1968: 'I bet you wonder how I knew...'

Marvin Gaye emplaca seu primeiro grande hit ao chegar ao topo das paradas nos EUA com sua fabulosa versão para "I Heard It Through The Grapevine", que ficou cinco semanas no topo. A faixa era uma aposta da gravadora Motown e já havia sido gravada pelos grupos Smokey Robinson & the Miracles e Gladys Knight & the Pips, sem o sucesso da versão de Gaye. Neste mesmo dia, a Motown dominava o topo das paradas: além de Gaye no número 1, eles tinham as Supremes, com "Love Child", em segundo lugar, e em terceiro Stevie Wonder, com "For Once In My Life". Na semana seguinte, o terceiro e o segundo lugar trocaram de posições.

14/12/1969: A estreia de Michael

Os Jackson Five aparecem pela primeira vez na televisão ao tocarem no programa do apresentador Ed Sullivan.

14/12/1977: 'Stayin' Alive'

O filme "Os Embalos de Sábado à Noite" entra em cartaz nos Estados Unidos e estabelece o auge da discoteca, pautando a nova trilha sonora com hits dos Bee Gees.

14/12/1987: Indie pop

O grupo indie Dinosaur Jr. lança um de seus discos mais influentes, o clássico "You're Living All Over Me", que traz como faixa-bônus uma versão barulhenta para "Show Me the Way", de Peter Frampton.

14/12/1999: Adeus ao século

Paul McCartney apresenta-se no Cavern Club em Liverpool acompanhado por uma banda formada pelo guitarrista do Pink Floyd David Gilmour, o baterista do Deep Purple, Ian Paice, Pete Wingfield nos teclados e Mick Green na guitarra, como último show do beatle no século. A apresentação foi transmitida pela internet e teve uma audiência de três milhões de pessoas, estabelecendo um recorde para este tipo de transmissão.

14/12/2006: O olheiro

Um dos fundadores da gravadora Atlantic Records, o lendário Ahmet Ertegun, morre aos 83 anos. Ele descobriu nomes como Ray Charles e Aretha Franklin, além de contratar o Led Zeppelin e os Rolling Stones nos anos 1970. Ele sofreu uma queda num show dos Stones no Beacon Theatre, em Nova York, nos EUA, e, ao bater com a cabeça, mergulhou num coma, do qual nunca mais saiu.

14/12/2006: Acordeão calado

Morre o acordeonista brasileiro Sivuca, nascido em 1930.

14/12/2015: Adele no topo

Adele atinge o ápice de sua carreira, ao emplacar seu terceiro álbum, "25", no topo das paradas dos EUA, do Reino Unido e de outros 23 países na semana de lançamento. Assim, a cantora bateu recordes de vendas na primeira semana de lançamento em quase todos esses mercados. O disco tornou-se o mais vendido daquele ano, atingindo 17,4 milhões de cópias vendidas, chegando a 20 milhões seis meses depois.

Parabéns!

Os aniversariantes deste dia incluem a atriz e cantora inglesa Jane Birkin (nascida em 1946), o baixista da primeira formação do AC/DC Cliff Williams (nascido em 1949), o vocalista e compositor dos Waterboys Mike Scott (nascido em 1958), o tocador de apito da banda punk irlandesa The Pogues Peter "Spider" Stacy (nascido também em 1958), a cantora e compositora Beth Orton (nascida em 1970) e o cantor brasileiro Mumuzinho (nascido em 1983).

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais