Em 14  de março de 1989, o De La Soul lança o clássico ‘3-Feet High and Rising’
Especial

Em 14 de março de 1989, o De La Soul lança o clássico ‘3-Feet High and Rising’

O rap começou como música para dançar, mas logo nos seus primeiros anos assumiu uma postura de protesto — primeiramente sobre as condições de vida na periferia, depois em relação ao racismo, à polícia e outras questões políticas. Artistas como Public Enemy, N.W.A., LL Cool J e Run-DMC estabeleceram o gênero como um estilo musical agressivo e assertivo — até que no dia 14 de março de 1989, um trio vindo da cidade de Amityville, em Nova York, começou a mudar este cenário. Foi quando o De La Soul lançou seu primeiro disco, o clássico "3-Feet High and Rising".

Formado por Posdnuos (nascido Kelvin Mercer), Pasemaster Mase (Vincent Mason) e Trugoy the Dove (David Jolicoeur), o trio havia nascido a partir de um novo aparelho eletrônico que aos poucos virava instrumento musical: o sampler. Numa época em que os computadores ainda não tocavam música, o sampler permitia que se reproduzisse trechos de outras gravações, criando bases instrumentais que exigiam DJs virtuoses para fazer apenas com os discos. Assim, em diferentes lugares do mundo, novos artistas começaram a fazer música usando trechos de outras músicas — e não havia uma legislação que determinasse se aquilo era apropriação indevida ou não de propriedade intelectual alheia.

"3-Feet High and Rising" foi composto basicamente em cima de pedaços de músicas de outros artistas, como Steely Dan, Parliament e The Turtles — estes últimos processaram o grupo por uso indevido de sua "You Showed Me". Mas mais do que compor músicas com pedaços de outras canções (prática comum no rap anterior ao disco), era sua vibe que causava a diferença. Em vez de graves pesados e batidas precisas, o trio preferia um clima suave e descontraído, que eles se referiam como "D.A.I.S.Y. Age" (sigla para "DA Inner Sound, Y'all", "o som de dentro, pessoal!"). A "era da margarida" ecoava diretamente no flower power dos hippies e criava quase um subgênero do rap, seguido por outros artistas como Jungle Brothers (que participam do disco), Arrested Development, A Tribe Called Quest, entre outros. O título do disco foi inspirado na música de Johnny Cash "Five Feet High and Rising".

O álbum foi bem recebido tanto pelo público quanto pela crítica logo que foi lançado, transformando faixas como "Me Myself and I", "The Magic Number", "Buddy" e "Eye Know" em hinos. Até hoje é considerado um dos grandes discos da história do gênero.

Quem nasceu

1933 - Quincy Jones, maestro, músico e produtor norte-americano

1943 - Jim Pons, baixista dos grupos norte-americanos The Turtles e Mothers Of Invention

1945 - Walter Parazaider, saxofonista e flautista do grupo norte-americano Chicago

1951 - Charo, nascida María del Rosario Mercedes Pilar Martínez Molina Baeza, cantora espanhola

1963 - Mike Muir, vocalista do grupo norte-americano Suicidal Tendencies

1983 - Taylor Hanson, tecladista do grupo norte-americano Hanson

Quem morreu

1978 - Ismael Silva, cantor e compositor fluminese (n. 1905)

2009 - Alain Bashung, cantor e compositor francês (n. 1947)

2011 - Ronnie Hammond, vocalista do grupo norte-americano Atlanta Rhythm Section (n. 1950)

2011 - Big Jack Johnson, nascido Jack N. Johnson, músico norte-americano (n. 1940)

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest