Em 15 de abril de 1983, o Bad Brains inventa o hardcore com 'Rock for Light'
Especial

Em 15 de abril de 1983, o Bad Brains inventa o hardcore com 'Rock for Light'

0

Publicidade

O punk — fagulha de originalidade que reinventou o rock no fim dos anos 1970 — não durou muito. Ao mesmo tempo em que as bandas nova-iorquinas perderam o brilho com o passar dos anos, os grupos ingleses acabavam ou se estabeleciam comercialmente fugindo completamente da estética de guerrilha que fez aquele movimento cultural florescer. O início dos anos 1980 parecia uma terra arrasada na indústria fonográfica, e nada era propício para a continuação daquela revolução musical, até os Bad Brains lançarem seu clássico "Rock for Light", no dia 15 de abril de 1983, inventando o hardcore.

LEIA MAIS: CBGB, a meca do punk de NY, foi fundado no dia 10 de dezembro

DE RAMONES A DESCENDENTS: Grupos de punk e hard core falam muito bem de amor 

A história dos Bad Brains é tão boa que parece inventada. A banda criada em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, começou com o nome de Mind Power e era composta por músicos virtuosos interessados em jazz fusion de nomes como Return to Forever e Mahavishnu Orchestra, até que conheceram o punk rock, através de bandas como Dickies e Dead Boys, e logo deixaram de lado os solos de guitarra e o acúmulo de notas para abraçar o barulho do punk. 

Bad Brains revolucionou a cena musical ao lançar 'Rock for Light' / Foto: Getty Images
Bad Brains revolucionou a cena musical ao lançar 'Rock for Light' / Foto: Getty Images

Composta pelo vocalista H.R. (nascido Paul Hudson), pelo guitarrista Dr. Know (nascido Gary Miller), pelo baixista Darryl Jenifer e pelo baterista Earl Hudson, a banda também se destacava por ter apenas integrantes negros, algo inédito na história do punk. Seu principal trunfo era a velocidade que impunham ao gênero barulhento, chocando até bandas tradicionais com uma velocidade que parecia de desenho animado. Junto ao vocal agudo e peculiar de H.R., a banda logo chamou a atenção no circuito independente americano sem mesmo ter lançado um disco — a fita demo que apenas levava o nome da banda começou a correr entre os principais nomes da cena, carregando a reputação dos shows intensos consigo.

Havia um outro elemento ainda mais improvável. Fiel à religião jamaicana rastafári, o vocalista H.R. também trouxe para o núcleo da banda a paixão pelo reggae e pelo dub — o que tornava comum pausas entre as faixas mais velozes com o groove ensolarado característico do gênero popularizado por Bob Marley

Mas o que tornou o grupo conhecido primeiro nos Estados Unidos e depois no resto do mundo foi o brilhante "Rock for Light". Ele trazia parte do repertório da fita demo lançada em 1982, mas com mais força e brilho devido à produção inusitada a cargo do líder da banda new wave The Cars, Ric Ocasek. Em 17 músicas socadas pouco mais de meia hora (com faixas que tinham até menos que um minuto), "Rock for Light" espalhou a mensagem do grupo para uma cena que buscava referências depois que seus principais nomes se perderam.

Os Bad Brains negam a paternidade do hardcore, embora isso seja facilmente perceptível ao comparar com outros discos punk daquele ano. O grupo encerrou sua carreira em 1985 para voltar no ano seguinte, terminando e voltando com muita frequência, mas sempre retornando ao seu explosivo disco de estreia.

Quem nasceu

1894 - Bessie Smith, cantora de blues norte-americana (m. 1937)

1939 - Adolph Jacobs, guitarrista do gruppo norte-americano The Coasters (m. 2014)

1940 - Clarence Satchell, saxofonista e guitarrista do grupo norte-americano The Ohio Players (m. 1995)

1965 - Linda Perry, cantora e compositora do grupo norte-americano 4 Non Blondes

1966 - Graeme Clark, baixista da banda escocesa Wet Wet Wet 

1967 - Frankie Poullian, baixista da banda inglesa The Darkness

1968 - Ed O'Brien, guitarrista da banda inglesa Radiohead

1978 - Luis Fonsi, cantor, compositor e ator porto-riquenho 

1980 - Patrick Carney, baterista da dupla norte-americana The Black Keys

Quem morreu

2001 - Joey Ramone, vocalista do grupo norte-americano Ramones (n. 1951)

2017 - Sylvia Moy, compositora norte-americana (n. 1938)

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais