Em 16 de dezembro de 1983, o grupo The Who encerra suas atividades oficialmente - pelo menos por enquanto
Especial

Em 16 de dezembro de 1983, o grupo The Who encerra suas atividades oficialmente - pelo menos por enquanto

Uma das maiores bandas de todos os tempos, o grupo inglês The Who ajudou a moldar o rock como o conhecemos hoje: mods, ópera-rock, instrumentos quebrados no palco, poses épicas, riffs matadores, um baterista sobre-humano e um baixista-âncora. Somado a isso, um vocalista intenso e um dos maiores guitar heros de todos os tempos, além de uma coleção de hits de deixar qualquer um de queixo caído. Mas se reinaram em seus primeiros dez anos, ao final dos anos 1970 a vida começou a pegar pesado com a banda até que seu líder e guitarrista Pete Townshend anunciou, no dia 16 de dezembro de 1983, que estava saindo do grupo que, justamente por isso, não existiria mais.

Townshend era o cérebro e o motor do Who e a cobrança do tempo estava o desgastando para além do normal. Além da morte do baterista Keith Moon, em 1978, e da tragédia num show do grupo em 1979 — que matou 11 fãs pisoteados em Cincinnati, nos EUA —, o guitarrista ainda tinha problemas com sua mulher e com o vício em álcool, heroína e cocaína. Os dois últimos discos, sem o baterista original, não chegavam perto da inspiração dos discos anteriores e Townshend já havia decidido que não iria mais fazer shows (batizando a turnê de 1982 de "Farewell Tour") e se dedicaria apenas a gravar discos. Mas a pressão foi tanta que Pete optou por encerrar a banda que havia fundado ao lado do vocalista Roger Daltrey e do baixista John Entwistle. O Who voltaria a fazer shows — e a gravar músicas — no futuro, mas sua carreira clássica se encerrou naquele fim de 1983.

16/12/1966: Jimi cresce

O trio Jimi Hendrix Experience lança seu primeiro single "Hey Joe", pela gravadora Polydor. Antes, ele fora rejeitado pela gravadora Decca (a mesma que rechaçou os Beatles porque "bandas com guitarras estavam fora de moda").

16/12/1967: E a vencedora é...

Os Rolling Stones anunciam que a primeira artista contratada por seu selo, Mother Earth, é a cantora Marianne Faithfull.

16/12/1972: A hora de Billy Paul

"Me and Mrs. Jones", hit-símbolo do cantor norte-americano Billy Paul, chega ao topo da parada de singles em seu país e por lá fica por três semanas.

16/12/1974: Mais um que se vai

O guitarrista Mick Taylor anuncia que está deixando os Rolling Stones. É o segundo guitarrista que o grupo perde em menos de cinco anos — o anterior fora seu fundador, Brian Jones, morto afogado na piscina de sua casa.

16/12/1988: Luto na discoteca

O cantor de disco music Sylvester Jams — autor do hit "You Make Me Feel, Mighty Real" — morre nos Estados Unidos por complicações relacionadas à aids aos 41 anos.

16/12/1993: O adeus de Kurt

Vai ao ar o Acústico MTV do grupo Nirvana, uma das últimas apresentações de Kurt Cobain ao vivo antes de seu suicídio. O show foi gravado no estúdio Sony Music, em Nova York, no mês anterior, em um único take: o grupo não teve que repassar música nenhuma, como é comum em todos os programas deste tipo.

16/12/2004: Malditos piratas!

Discos de ouro relativos às vendas do Black Sabbath foram roubados da casa do ex-empresário de Ozzy Osbourne, Patrick Meehan, em Kent, na Inglaterra. Os "troféus" são descobertos três semanas depois, quando foram anunciados à venda em um site de leilão online.

16/12/2013: Segura a língua!

Miley Cyrus teria feito um seguro por sua língua de um milhão de dólares, de acordo com uma fonte anônima que falou à revista Heat.

Parabéns!

Hoje é o dia de celebrar o compositor inglês Noël Coward (nascido em 1899, morto em 1973), Tony Hicks, guitarrista do grupo Hollies (nascido em 1945), o músico e compositor sueco Benny Andersson, um dos fundadores do Abba (nascido em 1946), o guitarrista do ZZ Top Billy Gibbons (nascido em 1949) e o guitarrista norte-americano Robben Ford (nascido em 1951).

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest