Em 16 de novembro de 1978, morria o sambista Candeia, um dos maiores nomes do gênero
Especial

Em 16 de novembro de 1978, morria o sambista Candeia, um dos maiores nomes do gênero

0

Publicidade

O final dos anos 1970 foi um período produtivo para Candeia, principalmente porque o sambista conseguiu finalizar um de seus grandes projetos, o livro “Escola de Samba, Árvore que Esqueceu a Raiz”, que iria escrever ao lado de Paulinho da Viola, mas que acabou sendo coescrito com Isnard Araújo. O ex-policial carioca Antonio Candeia Filho já era um dos principais nomes da história do samba e tinha especial apreço pelas raízes do gênero, principalmente pelo período anterior ao estabelecimento de sua carreira, nos anos 1950, e fazia questão de manter as tradições clássicas. 

LEIA MAIS:  Ary Barroso, o compositor por trás de obras clássicas do cancioneiro nacional

POLÊMICA: Quando Milli Vanilli foi declarado uma fraude por seu próprio empresário

O livro era a teoria de um álbum que também se dedicava com muito afinco, “Axé — Gente Amiga do Samba”, em que recriava o clima dos primeiros pagodes, ainda dos anos 1930 e 1940, ao convidar a Velha Guarda da Portela, Dona Ivone Lara e Clementina de Jesus para levar suas versões para clássicos do gênero, preservando instituições como o batuque na caixinha de fósforo, o improviso e até o som de copos e garrafas. O disco foi finalizado quando o sambista já estava mal de saúde devido à insuficiência renal e ele deixara a saúde em segundo plano alegando que não tinha tempo a perder. Foi hospitalizado no dia 14 de novembro de 1978 e veio a falecer dois dias depois, poucos dias antes do lançamento oficial de seu quinto e último disco.

E mais…

1968: Hendrix, número 1

O grupo Jimi Hendrix Experience chega ao topo da parada de discos mais vendido dos EUA com seu último álbum gravado em estúdio, o disco duplo "Electric Ladyland". 

1971: Zappa na TV

Frank Zappa aparece no programa de TV inglês "Old Grey Whistle Test" e toca músicas (além de mostrar trechos) de seu próximo projeto, o filme "200 Motels".

1987: Clash preso

O ex-baterista do Clash Topper Headon é sentenciado à prisão por 15 meses na Inglaterra, sob a acusação de fornecer heroína para um viciado que morreu em decorrência da droga.

1999: A guitarra do rockabilly

Morre o guitarrista do grupo Gene Vincent and His Blue Caps, Grady Owen.

2002: Stones na festa privê

O bilionário norte-americano David Bonderman contrata os Rolling Stones para tocar em sua festa de 60 anos no hotel Hard Rock Cafe em Las Vegas por £ 4,4 milhões.

2010: Beatles para download

O catálogo dos Beatles finalmente chega à era digital ao ser disponibilizado via iTunes após anos de negociação entre o grupo, sua gravadora e a empresa de Steve Jobs (ambas chamadas... Apple).

Aniversariantes

Hoje é dia de festejar Herb Abramson, cofundador da gravadora Atlantic (que nasceu em 1916 e morreu em 1999), o vocalista do grupo Manhattans Winfred Lovett (nascido em 1943), a cantora brasileira Jane Duboc (nascida em 1950), o guitarrista e ex-marido de Rita Lee, Roberto de Carvalho (nascido em 1952), o baixista Gary "Mani" Mounfield, que já tocou com os Stone Roses e o Primal Scream (nascido em 1962), a cantora canadense Diana Krall (nascida em 1964) e a cantora e dançarina baiana Carla Perez (nascida em 1977). 

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais