Em 17 de dezembro de 1977, Elvis Costello é banido por 12 anos do 'Saturday Night Live'
Especial

Em 17 de dezembro de 1977, Elvis Costello é banido por 12 anos do 'Saturday Night Live'

O dia 17 de dezembro de 1977 estava fadado a dar errado para o "Saturday Night Live". Tudo estava certo para o grupo inglês Sex Pistols ser a atração musical do então novo programa de humor, que aos poucos se tornaria uma das principais referências da televisão de americana. A produção do “SNL” soube de última hora que o grupo não poderia entrar nos Estados Unidos e começou a correr atrás de um substituto que fizesse sentido. Sondaram os Ramones, que negaram dizendo que não eram meros substitutos e tiveram que se contentar com o inglês Elvis Costello, que estava lançando seu primeiro disco, "My Aim is True".

Tudo parecia correr bem até que Elvis Costello interrompe, ao vivo, sua apresentação da música que havia combinado de tocar, "Less than Zero", para engatilhar uma outra música, chamada "Radio Radio", fazendo que o programa o banisse de sua programação por doze anos. Costello não queria tocar a música combinada pois achava que ela não fazia sentido para o público norte-americano, uma vez que mencionava uma figura inglesa (Oswald Mosley, líder do Sindicato dos Fascistas de seu país natal), e em vez disso resolveu tocar uma música que criticava as emissoras de rádio comerciais e seus critérios para emplacar artistas. O produtor e criador do programa, Lorne Michaels, não gostou nada da brincadeira e passou toda a transmissão olhando fixando para Costello e erguendo o dedo do meio em sua direção.

Costello depois diria que a inspiração para a súbita mudança tinha vindo não do movimento punk, como alguns cogitaram à época, mas de uma apresentação que Jimi Hendrix fez em 1969 na BBC em que não apenas não tocou a música combinada como falou para "parar de tocar essa porcaria" antes de tocar uma música do grupo Cream, de Eric Clapton. Depois, Elvis Costello voltaria a tocar no "Saturday Night Live" em 1989 e, dez anos depois, no aniversário de 25 anos do programa, em 1999, ele voltaria para interromper os Beastie Boys de tocar "Sabotage" para, justamente, repetir "Radio Radio" (com os Beastie Boys como banda de apoio).

17/12/1962: Ianque no Reino Unido

Bob Dylan chega à Inglaterra pela primeira vez, onde apresentaria-se no dia seguinte no Troubadour Club, em Londres.

17/12/1967: Festinha privê

John Lennon e George Harrison fazem uma festa para as secretárias do fã-clube oficial de sua banda, os Beatles — e exibem o filme "Magical Mystery Tour", que seria lançado perto do Natal pela emissora inglesa de TV BBC, pela primeira vez naquela festa.

17/12/1971: Bowie passa por mudanças

David Bowie lança seu quarto disco, "Hunky Dory", com a mesma banda que mais tarde se tornaria o Spiders from Mars. O grupo fazia parte de seu projeto/pseudônimo Ziggy Stardust, com o qual pegaria a Inglaterra de surpresa no ano seguinte. Considerado um dos grandes discos de sua carreira pelo próprio Bowie, ele trazia duas de suas músicas mais emblemáticas, "Changes" e "Life on Mars".

17/12/1982: Fim do blues

Morre o blueseiro norte-americano Big Joe Williams, aos 79 anos de idade.

17/12/1995: Homenagem a Zappa

A capital da Lituânia, Vilnius, exibe uma estátua em homenagem ao músico e compositor norte-americano Frank Zappa, erguida pelos fãs do grupo no país.

17/12/1999: Sax americano calado

Morre o saxofonista norte-americano Grover Washington Jr., um dos grandes nomes do jazz funk, aos 56 anos, logo após gravar quatro canções no estúdio da emissora CBS, em Nova York.

17/12/2006: Sax inglês calado

Morre o saxofonista inglês Denis Payton, ex-integrante do grupo Dave Clark Five.

17/12/2010: A morte de um ícone

Morre o herói Captain Beefheart, um dos maiores iconoclastas da música no século XX, de complicações devido a esclerose múltipla. Tinha 69 anos.

Parabéns!

Nascidos neste 17 de dezembro incluem o líder da banda Paul Butterfield Blues Band, Paul Butterfield (nascido em 1942, morto em 1987), o baterista do Steely Dan Jim Hodder (nascido em 1947, morto em 1990), o líder do Bad Company Paul Rodgers (nascido em 1949), o baterista dos Wailers de Bob Marley Carlton Barrett (nascido em 1950, morto assassinado em 1987), o baixista do R.E.M. Mike Mills (nascido em 1958), o guitarrista dos Replacements

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest