Em 17 de maio de 1887, nasce João da Baiana, um dos pais do samba
Especial

Em 17 de maio de 1887, nasce João da Baiana, um dos pais do samba

Mais de um século depois e ainda divagamos sobre o mistério do samba — como o gênero musical, que representa o Brasil, se materializou nas ruas do Rio de Janeiro para primeiro conquistar a então capital para finalmente ser aceito por todo o país. Mas não há mistério nenhum ao apontar que João Machado Guedes, nascido no dia 17 de maio de 1887 e mais conhecido como João da Baiana tenha sido um de seus principais agentes.

Contemporâneo de nomes como Pixinguinha, Caninha e Sinhô, João era amigo de infância de outros pioneiros do samba, como Donga e Heitor dos Prazeres e, como o primeiro, era filho de uma das Tias Baianas, filhas de escravos que organizavam festas em seus terreiros onde o samba começou a existir. Sua mãe era de Tia Prisciliana que, ao lado de Tia Amélia (mãe de Donga), Tia Ciata, Tia Bebiana, Tia Veridiana, entre outras baianas filhas de escravos que vieram para o Rio de Janeiro, fundar a base para a criação do gênero.

João da Baiana viveu na mesma época de Donga, Pixinguinha e Heitor dos Prazeres e participou ativamente do nascimento do samba no Rio de Janeiro / Foto: Reprodução YouTube
João da Baiana viveu na mesma época de Donga, Pixinguinha e Heitor dos Prazeres e participou ativamente do nascimento do samba no Rio de Janeiro / Foto: Reprodução YouTube

João se destacou como compositor, embora pouco compusesse, e principalmente como ritmista. Foi o introdutor do prato e faca como instrumento de percussão, que inventou ainda criança e que tornou-se popular entre os grupos do início do século vinte. Também foi responsável por introduzir o pandeiro, instrumento de origem árabe que estava começando a ser utilizado em orquestras, nas rodas de samba.

Compôs músicas que enfatizam o aspecto religioso das origens do samba, como "Lamento de Iansã", "Cachimbo da Vovó", "Nanan Boroque" e "Amalá de Xangô", e, por isso, foi escolhido pelo maestro Heitor Villa-Lobos para participar da gravação do disco "Native Brazilian Music", organizado pelo maestro inglês Leopold Stokowski, em 1940. Antes disso, em 1922, recusou o convite de Pixinguinha para participar do mítico grupo Os Oito Batutas, pois não queria abandonar seu emprego de fiscal da Marinha.

O reconhecimento de sua importante veio tardiamente, mas ainda pôde desfrutá-lo em vida, quando foi convidado para dar o primeiro depoimento registrado pelo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, em 1966. Dois anos depois, gravaria o clássico disco "Gente da Antiga", ao lado de Pixinguinha e Clementina de Jesus. Mas logo seria esquecido, mais uma vez, e morreria em 1974, dois anos depois dese internar no abrigo Casa do Artista.

Quem nasceu

1866 - Erik Satie, compositor e pianista francês (m. 1925)

1925 - Red Smiley, nascido Arthur Lee Smiley, cantor e compositor da dupla norte-americana Reno and Smiley (m. 1972)

1942 - Taj Mahal, nascido Henry Saint Clair Fredericks, multiinstrumentista, cantor e compositor norte-americano

1944 - Jesse Winchester, cantor e compositor canadense (m. 2014)

1948 - Bill Bruford, baterista dos grupos ingleses Yes, King Crimson e Genesis

1953 - George Johnson, guitarrista e vocalista da banda norte-americana Brothers Johnson

1954 - Wander Taffo, nascido Wanderley Taffo Jr., cantor e guitarrista paulistano que tocou com Made in Brazi, Secos e Molhados, Rádio Táxi, Joelho de Porco, entre outros (m. 2008)

1958 - Alan Rankine, tecladista do grupo inglês The Associates

1959 - Paul Di'Anno, primeiro vocalista do grupo inglês Iron Maiden

1960 - Simon Fuller, produtor de discos e de TV, empresário de artistas como Spice Girls, S Club 7 e Kelly Clarkson, além de criador do programa de calouros "Idol"

1961 - Enya, nascida Eithne Pádraigín Ní Bhraonáin, cantora e compositora irlandesa

1963 - Page Samuel McConnell, pianista e tecladista do grupo norte-americano Phish

1965 - Trent Reznor, cantor e compositor norte-americano, líder, vocalista, guitarrista e produtor do grupo Nine Inch Nails

1966 - Jan Kincaid, do grupo inglês The Brand New Heavies

1968 - Dave Abbruzzese, primeiro baterista do grupo norte-americano Pearl Jam

1970 - Jordan Knight, cantor da banda norte-americana New Kids On The Block

1973 - Josh Homme, cantor, compositor, músico e produtor norte-americano, líder das bandas Queens of the Stone Age, Eagles of Death Metal e Them Crooked Vultures

1974 - Andrea Corr, cantora e pianista do grupo inglês The Corrs

Quem morreu

1996 - Johnny "Guitar" Watson, guitarrista norte-americano (n. 1935)

2002 - Sharon Sheeley, compositora norte-americano (n. 1940)

2012 - Donna Summer, cantora norte-americana (n. 1948)

2016 - Guy Clark, cantor e compositor norte-americano (n. 1941)

2017 - Chris Cornell, cantor, compositor e guitarrista dos grupos norte-americanos Soundgarden, Audioslave e Temple of the Dog (n. 1964)

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest