Em 17 de novembro de 1958, morre o maestro modernista Heitor Villa-Lobos
Especial

Em 17 de novembro de 1958, morre o maestro modernista Heitor Villa-Lobos

0

Publicidade

O maior nome da música erudita brasileira, o maestro Heitor Villa-Lobos, não resistiu a um câncer que vinha lhe atacando e morreu no dia 17 de novembro de 1958, na mesma cidade onde nasceu, o Rio de Janeiro. Representante musical da clássica Semana de Arte Moderna de 1922, ele determinou parâmetros para a música brasileira contemporânea ao absorver elementos da musicalidade africana, indígena e rural em sua obra. Foi um dos principais representantes da cultura brasileira no exterior e morou por um tempo nos Estados Unidos, onde trabalhou no cinema e recebeu o título de doutor pela Universidade de Nova York. Sua morte aconteceu menos de uma semana depois de ele ter dito a jornalistas que gostaria de fazer uma nova turnê pelo Brasil.

LEIA MAIS: Candeia, sambista e um dos maiores nomes do gênero

MÚSICA BRASILEIRA: Ary Barroso, o compositor por trás de obras clássicas do cancioneiro nacional

E mais…

17/11/1957: O primeiro milhão

O single de Natal "Mary's Boy Child", do cantor norte-americano Harry Belafonte, é o primeiro disco a vender mais de um milhão de cópias no Reino Unido, permanecendo sete semanas no topo das paradas de sucesso. 

17/11/1973: A ópera mod

O disco "Quadrophenia", a segunda ópera rock do grupo inglês The Who, chega ao segundo lugar na lista dos discos mais vendidos na Inglaterra. Em 1979, o disco duplo, que contava a história de briga de gangues mod na Inglaterra dos anos 1960, seria adaptado para o cinema. 

17/11/1984: Os dois ao mesmo tempo

A dupla inglesa Wham!, formada por George Michael e Andrew Ridgeley, consegue o feito de conseguir que um single, "Wake Me Up Before You Go Go", estivesse no topo dos singles mais vendidos nos EUA e na Inglaterra ao mesmo tempo.

17/11/1990: Mais um acidente

O guitarrista e compositor David Crosby, que integrou os Byrds e o grupo Crosby Stills Nash & Young, sofre um acidente de motocicleta em que quebra uma perna, o ombro e o tornozelo.

17/11/1996: Hit atrás de hit

As Spice Girls chegam ao topo da parada de sucessos inglesa com seu primeiro disco, “Spice” - um álbum cheio de hits: "Wannabe", "Say You'll Be There", "2 Become 1", "Who Do You Think You Are", entre outros.  

17/11/1998: Pretty Fly

O grupo norte-americano de hardcore melódico Offspring lança seu quarto disco, "Americana", puxado pela hilária faixa-título "Pretty Fly (For A White Guy)". 

17/11/2010: Alta literatura

A cantora e compositora Patti Smith recebe o prêmio National Book Award, uma das comendas mais importantes da literatura, por seu livro "Só Garotos".

Parabéns!

Os aniversariantes deste sábado incluem o cantor e compositor Gene Clark, que foi dos Byrds, entre outros grupos (nascido em 1944 e morto em 1991), a drag queen Ru Paul (nascida em 1960), o cantor e compositor norte-americano Jeff Buckley (que nasceu em 1966 e morreu em 1997), o cantor brasileiro e filho de Wilson Simonal Max de Castro (nascido em 1977) e o guitarrista e tecladista Isaac Hanson, do grupo Hanson (nascido em 1980).

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais