Em 18 de abril de 2013, morre Storm Thorgerson, designer das capas dos discos do Pink Floyd
Especial

Em 18 de abril de 2013, morre Storm Thorgerson, designer das capas dos discos do Pink Floyd

Depois de sofrer um derrame em 2003, o designer inglês Storm Thorgerson, um dos nomes mais importantes na história das capas de discos, descobriu que tinha um tipo raro de câncer, que combateu até o fim de sua vida. No dia 18 de abril de 2013, ele morreu em Londres, na Inglaterra. Descendente de noruegueses, Storm conheceu os artistas que mudariam o rumo de sua vida ainda na infância, quando frequentou a escola ao lado de Roger Waters e Syd Barrett, que seriam fundadores do Pink Floyd, bem como de David Gilmour, que substituiria Barrett após seu colapso nervoso, no início da carreira da banda.

Formado em filosofia e artes, além de tornar-se mestre em cinema, Thorgerson fundou, em 1968, o estúdio de design Hipgnosis ao lado do amigo Aubrey "Po" Powell, também era amigo de infância de integrantes do Pink Floyd. Os dois foram chamados pelo grupo para fazer a capa de seu segundo álbum, "A Saucerful of Secrets", o que abriu-lhes a porta para este novo formato. As capas de discos estavam começando a sair de sua fase puramente comercial — com fotos e nomes dos artistas na capa — para entrar numa fase mais artística, da qual Thorgerson tornou-se um dos principais nomes. O nome do estúdio era um trocadilho entre as palavras hypnosis (hipnose, em inglês), hip (descolado, em inglês) e gnosis (gnose, em inglês). Seus primeiros trabalhos foram para discos dos Pretty Things, Free e Toe Fat.

Apesar de ter emplacado capas clássicas do Pink Floyd como "Meddle", "Ummagumma" e "Atom Heart Mother", foi com a imortal capa do disco "The Dark Side of the Moon", com seu prisma triangular dividindo a luz branca em um arco-íris sob um fundo preto, que o estúdio tornou-se realmente importante. A partir do ano de lançamento deste álbum, em 1973, passaram a ser chamados para fazer capas de artistas tão diferentes quanto Led Zeppelin, T. Rex, Genesis, 10cc, UFO, Black Sabbath, Peter Gabriel, Yes e Alan Parsons Project, além da primeira edição do livro de ficção científica "O Guia do Mochileiro das Galáxias", de Douglas Adams.

O grupo era reconhecido por fazer colagens surrealistas com fotografias que pareciam impossíveis de ser realizadas — até o surgimento do software Photoshop, que tornou possível para qualquer um a realização de cenas que o estúdio Hipgnosis parecia extrair de sonhos.

Apesar de o auge do estúdio ter acontecido nos anos 1970, eles continuaram sendo requisitados para fazer capas de artistas mais contemporâneos, como Audioslave, The Cult, Phish, Ween, Anthrax, Muse, Catherine Wheel, Cranberries, Dream Theater, Biffy Clyro e Mars Volta. O estúdio de Storm também começou a fazer clipes nos anos 1990, mas seu trabalho com capas ainda seguia sendo o mais requisitado.

Storm posa ao lado da capa do álbum 'The Dark Side of the Moon', durante a inauguração de uma exposição de suas obras em 2008 / Foto: Getty Images
Storm posa ao lado da capa do álbum 'The Dark Side of the Moon', durante a inauguração de uma exposição de suas obras em 2008 / Foto: Getty Images

Quem nasceu

1935 - Paul A. Rothchild, produtor norte-americano, trabalhou com os Doors, Janis Joplin, Crosby, Stills, & Nash, Joni Mitchell, Neil Young e Love (m. 1995)

1939 - Glen D.Hardin, do grupo norte-americano The Crickets, que acompanhava Buddy Holly

1942 - Mike Vickers, flautista e saxofonista do grupo inglês Manfred Mann

1946 - Alexander "Skip" Spence, guitarrista dos grupos norte-americanos Quicksilver Messenger Service, Moby Grape e Jefferson Airplane (m. 1999)

1958 - Les Pattinson, baixista do grupo inglês Echo & the Bunnymen

1974 - Mark Tremonti, guitarrista do grupo norte-americano Creed

Quem morreu

1996 - Bernard Edwards, baixista do grupo norte-americano Chic (n. 1952)

2012 - Dick Clark, empresário e apresentador do programa norte-americano American Bandstand (n. 1929)

2013 - Cordell "Boogie" Mosson, baixista dos grupos norte-americanos Parliament e Funkadelic (n. 1952)

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest