Em 18 de dezembro de 1943, nasce Keith Richards, dos Rollings Stones
Especial

Em 18 de dezembro de 1943, nasce Keith Richards, dos Rollings Stones

Publicidade

No dia 18 de dezembro de 1943 nascia, na cidade de Dartford, no sul da Inglaterra, o único filho do operário Herbert William Richards e de Doris Maud Lydia, que mais tarde formaria os Rolling Stones e se tornaria um dos maiores nomes da história da cultura do século XX: Keith Richards. Ele foi um dos músicos que respondeu ao chamado do guitarrista Brian Jones, quando este cogitou montar uma banda de rhythm'n'blues, mas logo assumiu a liderança da banda, com sua personalidade incisiva e sua atitude paradoxalmente introspectiva. Autor de alguns dos riffs mais memoráveis da história do rock, ele é fundamental para a consagração dos Stones como uma das maiores bandas de todos os tempos bem como o par perfeito para o exibicionismo exuberante de Mick Jagger.

Keith Richards também é um dos nomes mais célebres da história recente no que diz respeito ao uso de drogas. Seu vício em heroína e cocaína nos anos 1970 era tão lembrado quanto sua importância musical, e frequentemente seu nome encabeçava a lista dos próximos a morrer de overdose. Mas Keith superou tudo isso — inclusive as drogas — e conseguiu manter sua reputação de durão inclusive ao encarar a morte. Um pirata vivendo em uma outra época (não por acaso foi parar na franquia cinematográfica "Piratas do Caribe"), Richards dava aos Stones sua moral de bad boys e é considerado o líder de fato da banda, sendo respeitado e seguido por todos os integrantes que passaram por ela. Uma imagem sintetiza sua importância em alguns segundos, quando, no meio de um show em Hampton, nos EUA, no dia de seu aniversário de 38 anos, em 1981, ele vê um fã invadindo o palco em sua direção, abaixa o volume da guitarra, acerta o fã com o instrumento até o segurança detê-lo e depois continua tocando, como se nada tivesse acontecido. Longa vida ao mestre!

Outros aniversariantes deste 18 de novembro incluem o baixista do Animals Chas Chandler, que também se tornaria o empresário de Jimi Hendrix (nascido em 1938 e morto em 1996), o saxofonista Bobby Keys, que tocou os Stones, The Who, Eric Clapton, Joe Cocker e Harry Nilsson (nascido em 1943, morto em 2014), Geordie Walker do Killing Joke (nascido em 1958), Daddy-G, do Massive Attack (nascido em 1959), Steve Dullaghan dos Primitives (nascido em 1966), o rapper DMX (nascido em 1966), a cantora e compositora australiana Sia (nascida em 1975) e a cantora norte-americana Christina Aguillera (nascida em 1980). 

18/12/1961: 'A-weema-weh, a-weema-weh...'

O grupo Tokens fica três semanas no topo da parada de singles norte-americana com a irresistível "The Lion Sleeps Tonight". 

18/12/1962: Veteranos na Alemanha

Em sua quinta visita à Alemanha Ocidental, os Beatles tocam o primeiro show de uma temporada de duas semanas na casa noturna Star-Club, em Hamburgo. Foram 13 noites consecutivas, com shows de três horas de duração cada. A apresentação da última noite foi gravada e lançada em 1977 como o LP "Beatles Live! at the Star-Club in Hamburg, Germany, 1962", sem o consentimento da banda.

18/12/1966: 'I read the news today, oh boy'

O milionário inglês Tara Browne morre num acidente de carro depois de bater em um carro estacionado em Londres. Ele era próximo de Mick Jagger e de Brian Jones dos Rolling Stones e teve sua morte lembrada na abertura de "A Day in the Life", dos Beatles.

18/12/1971: A era glam

O grupo inglês T-Rex chega ao topo da parada britânica com seu sexto álbum "Electric Warrior", que se tornaria um dos discos mais vendidos do ano em seu país. 

18/12/1972: Dylan no velho oeste

Bob Dylan começa a filmar seu papel no faroeste "Pat Garrett & Billy the Kid", dirigido por Sam Peckinpah, ao lado de James Coburn e Kris Kristofferson. Dylan compôs a trilha sonora e as canções para o filme, com destaque para "Knockin' on Heaven's Door".

18/12/1981: 35 milhões de pessoas!

O show de Rod Stewart no Forum de Los Angeles foi transmitido via satélite para um público estimado de 35 milhões de pessoas — contando com a participação de Tina Turner em "Hot Legs" e de Kim Carnes em "Stay With Me".

18/12/1982: 'She only come out at night...'

A dupla norte-americana Darryl Hall & John Oates chega ao topo da parada de singles norte-americana com a sensacional "Maneater", que ficou quatro semanas no posto.

18/12/2000: Morte trágica

A cantora inglesa Kirsty MacColl morre em um acidente de barco perto do litoral no México ao ser atropelada por uma lancha quando fazia mergulho com seus filhos. Ela conseguiu salvar o mais velho deles ao ver o barco vindo em sua direção, mas morreu na hora — tinha 41 anos.

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest