Em 18 de fevereiro de 2006, os Rolling Stones tocam para 1,5 milhão de pessoas em Copacabana
Especial

Em 18 de fevereiro de 2006, os Rolling Stones tocam para 1,5 milhão de pessoas em Copacabana

Publicidade

A relação dos Rolling Stones com o Brasil é famosa. Além de terem passado uma temporada no país no final dos anos 1960, que trouxe referências de samba e percussão para faixas como "Sympathy for the Devil", de Mick Jagger ter gravado o clipe de "Lucky in Love" no salão nobre da sede do Fluminense, nas Laranjeiras, nos anos 1980, e de ter um filho com a apresentadora brasileira de TV Luciana Gimenez, o grupo já veio em turnê algumas vezes. Mas nada comparável à apresentação que fizeram no dia 18 de fevereiro de 2006, quando tocaram gratuitamente na praia de Copacabana.

LEIA MAIS: Logo dos Rolling Stones é a estampa de camiseta mas icônica de todos os tempos

'GIMME SHELTER': Merry Clayton, a voz por trás de um clássico dos Stones

Foi um evento épico por natureza. Além de ter um dos maiores cenários naturais do Brasil, a apresentação ainda aconteceu uma semana antes do Carnaval, o que aumentou ainda mais a energia do show. Jagger entrou vestido com uma camiseta com a bandeira do Brasil e o grupo tocou um setlist de vinte canções por mais de duas horas de show, desfilando hits de todas suas fases, como  "Jumpin' Jack Flash", "It's Only Rock 'n' Roll (But I Like It)", "Tumbling Dice", "Wild Horses", "Miss You" e muitas outras.

O público reunido para esta apresentação foi de 1,5 milhão de pessoas nas areias de Copacabana — bem menor do que os 3,5 milhões reunidos por Rod Stewart na mesma praia em 1994, mas este último aproveitou o público que normalmente lota o espaço no dia de ano novo. Os Stones também gravaram o show, que virou DVD e foi transmitido ao vivo em alguns cinemas nos Estados Unidos.

18 de fevereiro de 1959: Nasce a soul music

Ray Charles grava seu maior hit, "What'd I Say", no estúdio da Atlantic. A canção consolida um estilo que o pianista cego vinha trabalhando desde seu outro grande hit, "I Got a Woman", de cinco anos antes. Misturando elementos de gospel com rhythm'n'blues, uma levada latina e o jogo de chamada e resposta (típico dos escravos nas plantações de algodão no sul dos Estados Unidos), envolvendo o compositor e seu conjunto de vocalistas femininas, Ray Charles finalmente entraria no mercado comercial quando a música, que foi lançada em julho daquele ano, popularizando assim um novo gênero chamado soul.

18 de fevereiro de 1977: Pesado

A casa do músico, compositor, cantor e ativista nigeriano Fela Kuti — sede de sua república pessoal, chamada por ele de Kalakuta — é invadida por mais de mil soldados das forças militares de seu país depois do lançamento do disco "Zombie", que ridicularizava os soldados nigerianos como mortos-vivos. Seu estúdio é queimado, bem como seus instrumentos e as fitas originais de seus discos, e sua mãe é jogada pela janela, entrando num coma após a queda que terminou com sua morte. O próprio Kuti é espancado até quase morrer, sendo salvo pela ordem de um comandante. 

18 de fevereiro de 1998: The Cure x Barbra Streisand

O vocalista do Cure derrota a cantora Barbra Streisand num duelo mortal que termina com a consagração do disco "Disintegration" como o melhor de todos os tempos. Calma, é apenas o final do episódio "Mecha-Streisand" da primeira temporada do desenho animado "South Park" exibido pelo Comedy Central nesta data. O episódio retrata os dois díspares popstars como monstros de filmes japoneses e o personagem de Robert Smith é dublado pelo próprio herói indie.

Quem nasceu

1933 — Yoko Ono, artista, poeta e ativista japonesa, além de mulher de John Lennon

1948 — Keith Knudsen, baterista e vocalista do grupo norte-americano The Doobie Brothers

1953 — Robbie Bachman, do grupo norte-americano Bachman Turner Overdrive 

1954 — John Travolta, ator e cantor.

1965 — Dr. Dre, ex-integrante do grupo N.W.A., MC e produtor de rap

Quem morreu

1995 — Bob Stinson, guitarrista do grupo norte-americano The Replacements 

2013 — Otis Damon Harris, cantor norte-americano integrante do grupo The Temptations

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest