Em 18 de novembro de 1974, o Genesis lança seu último disco com Peter Gabriel
Especial

Em 18 de novembro de 1974, o Genesis lança seu último disco com Peter Gabriel

0

Publicidade

Uma das maiores bandas de rock progressivo da história, o grupo inglês Genesis lança seu álbum definitivo “The Lamb Lies Down on Broadway” no dia 18 de novembro de 1974. É o disco mais ousado do grupo, ópera rock em um álbum duplo que acompanha as aventuras do grafiteiro latino Rael em Nova York (inspirado livremente em Lou Reed) em uma jornada de autodescoberta para criticar a cultura consumista e a busca por status dos anos 1970. Nas apresentações ao vivo, o vocalista e letrista Peter Gabriel explorava no limite suas criações musicais vestindo fantasias e máscaras que causavam furor no público. 

LEIA MAIS: 'Led Zeppelin IV', o álbum clássico do Led Zeppelin que trouxe 'Stairway to Heaven'

MÁQUINA DO TEMPO: Carly Simon dedicou 'You're So Vain' a um ex-namorado

O disco marcou o distanciamento do grupo de outras bandas mais barrocas de rock progressivo, como Yes e Emerson Lake & Palmer, ao mesmo tempo em que consagrava o vocalista como o principal artista do grupo, o que incomodava tanto Peter Gabriel quanto o resto da banda. Pouco antes do lançamento do disco, Gabriel avisou aos companheiros de banda que iria deixar o grupo após a turnê, que teve 102 shows realizados entre a Europa e os Estados Unidos. Em agosto de 1975, o grupo emitiu uma nota confirmando a partida de Peter Gabriel. Em seu lugar, assumiria os vocais da banda o baterista do grupo, um certo Phil Collins

E mais…

18/11/1956: ‘I found my thrill…’

O pianista Fats Domino aparece no programa de TV do apresentador Ed Sullivan nos Estados Unidos, tocando sua versão para o standart "Blueberry Hill", que já havia sido gravado por nomes como Louis Armstrong, a orquestra de Glenn Miller Orchestra, Jimmy Dorsey, entre outros. A versão de Domino é considerada a definitiva da música e um dos primeiros registros de um incipiente gênero musical que começavam a chamar de "rock'n'roll".

18/11/1971: Morre o mito

Morre o bluesman Herman "Junior" Parker em uma cirurgia para a retirada de um tumor no cérebro. Ele havia sido descoberto por Ike Turner, em 1952, e assinou com a gravadora Sun no ano seguinte.

18/11/1972: Cacete de agulha

O cantor e compositor Danny Whitten morre de overdose de drogas aos 29 anos. Integrante do Crazy Horse de Neil Young — e amigo do bardo canadense —, sua morte foi inspiração para a dolorida balada "The Needle and the Damage Done", escrita sobre o vício do músico antes de sua morte 

18/11/1976: O primeiro punk

O grupo Richard Hell & The Voidoids faz seu primeiro show no clássico clube punk CBGB's, em Nova York. Hell era um integrante original do grupo Television e foi o primeiro daquela turma a usar cabelo espetado, roupas rasgadas e alfinetes, dando origem ao visual que ficaria conhecido mais tarde como punk. Malcolm McLaren, empresário que lançou os Sex Pistols, usou Hell como referência ao pensar na identidade de sua nova banda.

18/11/1983: A primeira vez fora de casa

O grupo R.E.M. faz sua primeira aparição fora dos EUA ao tocar no programa “The Tube”, do Channel 4 inglês. No dia seguinte, o grupo tocaria pela primeira vez na Inglaterra, numa casa de shows em Londres.

18/11/1993: Grunge leve

O Nirvana grava seu “Acústico MTV” no estúdio da gravadora Sony em Nova York. Além de priorizar faixas menos conhecidas do próprio repertório, o grupo liderado por Kurt Cobain ainda tocou músicas de autores tão diferentes quanto Vaselines, David Bowie, Leadbelly e Meat Puppets. O show foi lançado como disco oficial da banda após o suicídio de Kurt Cobain e ganhou o Grammy de melhor disco de música alternativa de 1996.

18/11/2003: Batida na terra do nunca

O rancho de Michael Jackson, Neverland, é invadido pela polícia após acusações de abuso sexual feitas por um garoto de 12 anos. A batida aconteceu no mesmo dia em que sua coletânea de sucessos "Number Ones" era lançada nos EUA.

18/11/2016: Diva soul

Morre, aos 60 anos, a cantora Sharon Jones, um dos principais nomes do revival de soul music desta década, após a luta contra um câncer no pâncreas. 

18/11/2017: Back in black

Morre o guitarrista, compositor e vocalista do grupo AC/DC Malcolm Young.

Parabéns!

Hoje damos os parabéns ao trompetista Don Cherry (nascido em 1936 e morto em 1995), ao cantor Graham Parker (nascido em 1950), ao vocalista do grupo KC & The Sunshine Band Charles Williams (nascido em 1954), à cantora Laura Lynch do grupo Dixie Chicks (nascida em 1958) e ao guitarrista do Metallica Kirk Hammett (nascido em 1962). 

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais