Em 2 de dezembro de 1978, Rod Stewart fazia sucesso com um plágio de Jorge Ben
Especial

Em 2 de dezembro de 1978, Rod Stewart fazia sucesso com um plágio de Jorge Ben

0

Publicidade

A faixa "Da Ya Think I'm Sexy?", de Rod Stewart, chega ao topo da parada de singles mais vendidos na Inglaterra, mostrando que o antigo vocalista dos Faces poderia tocar disco music e continuar fazendo rock. O problema é que Jorge Ben achou o hit do inglês muito parecido com sua "Taj Mahal". O músico brasileiro processou o roqueiro por plágio e ganhou a co-autoria da canção. Como parte do processo, Stewart doou toda renda arrecadada com a música para o fundo em prol das crianças da ONU e depois admitiu que deve ter ouvido a músico quando esteve no carnaval do Rio de Janeiro no início daquele ano. 

O interessante é que a mesma música ainda surrupiava o arranjo de cordas de outra canção, a faixa "(If You Want My Love) Put Something Down On It", de Bobby Womack (ouça)

E mais...

2/12/1957: Esse não!

O radialista Al Priddy, da emissora de rádio norte-americana KEX, localizada em Portland, foi demitido depois de tocar a versão de Elvis Presley para o clássico natalino "White Christmas". A rádio justificou a demissão dizendo que "aquele não era o espírito que a emissora associava ao Natal".

2/12/1966: Primeiro Bowie

David Bowie lança "Rubber Band", seu primeiro single, pela gravadora Deram. A música era uma das três faixas que o empresário de Bowie à época, Kenneth Pitt, levou para tentar uma chance com o selo. A faixa foi bem recebida pela imprensa, mas foi um fracasso de vendas.

2/12/1976: Porcos no céu

Começam as fotos para a capa do próximo disco do Pink Floyd, "Animals", na usina Battersea, em Londres, onde o grupo teria um enorme porco inflável amarrado entre as estruturas das enormes torres do prédio. Naquele 2 de dezembro, a equipe de fotografia  havia levado um profissional para lidar com o animal inflável de forma que ele não se soltasse das cordas. No dia seguinte, no entanto, o profissional foi dispensando e, claro, o porco escapou. Mas o resultado final ficou melhor que o que o grupo previa e a imagem com o porco voando foi parar na capa do disco. O balão foi encontrado dias depois por um fazendeiro, que disse estar furioso pois o bicho estava assustando suas vacas.

Versão final da capa do disco 'Animals', do Pink Floyd, com o porco voador
Versão final da capa do disco 'Animals', do Pink Floyd, com o porco voador

2/12/1983: Um marco

A versão de 14 minutos do clipe de "Thriller", a recém-lançada faixa-título do novo álbum de Michael Jackson, é exibida na MTV pela primeira vez e consagrava não apenas o popstar como um dos maiores nomes da história da música no século XX, como consolidava o videoclipe como um novo formato obrigatório para qualquer artista que trabalhe com música pop.

2/12/2008: A voz do povo

Morre a cantora, compositora, violonista e ativista de direitos humanos Odetta. Ela foi fundamental na formação da cena folk norte-americana e influenciou diretamente artistas como Bob Dylan, Joan Baez e Janis Joplin, reconhecida por Martin Luther King como a "rainha da música do povo".

2/12/2013: Reggaeman

Morre o cantor de reggae Junior Murvin, autor do hit "Police and Thieves", que foi produzido originalmente por Lee "Scratch" Perry e depois regravado pela banda punk The Clash.


2/12/2014: O sax dos Stones

Morre o saxofonista norte-americano Bobby Keys, que começou a carreira tocando com Bobby Vee e Buddy Holly e se tornou conhecido por seu trabalho com os Rolling Stones, além de tocar com nomes como Lynyrd Skynyrd, Harry Nilsson, George Harrison, John Lennon, Eric Clapton, Joe Cocker, entre outros.

Parabéns

Os aniversariantes de hoje incluem o doutor Peter Carl Goldmark, que inventou o microssulco no vinil em 1945 que permitiu a criação dos discos como conhecemos hoje (nascido em 1906 e morto em 1977), o guitarrista e vocalista da banda inglesa Manfred Mann Tom McGuiness (nascido em 1941), o músico brasileiro Toninho Horta (nascido em 1948), o baixista dos Foo Fighters, Nate Mendel (nascido em 1968), a guitarrista do Elastica, Donna Matthews (nascida em 1971), a cantora e compositora canadense Nelly Furtado (nascida em 1978), o baixista do grupo inglês Muse, Chris Wolstenholme (nascido também em 1978) e Britney Spears, ícone da música pop neste século (nascida em 1981).

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais