Em 2 de janeiro de 1926, o ‘Melody Maker’ começa a ser publicado
Especial

Em 2 de janeiro de 1926, o ‘Melody Maker’ começa a ser publicado

Começa a circular o jornal "The Melody Maker" na Inglaterra, uma publicação impressa mensal destinada "a todos aqueles interessados na produção de música popular", como vinha escrito em sua capa. Em sua primeira edição, o futuro semanário que seria vital para o surgimento de diferentes artistas no Reino Unido (gente tão diferente quanto os Beatles, Jimi Hendrix Experience, Supertramp, o punk e o britpop), trazia a Dance Band na capa, um artigo sobre ukuleles e outro sobre partituras musicais.

O foco inicial da publicação era no jazz e nas bandas inglesas que enveredavam por este rumo, por isso começou a perder terreno para o semanário rival, publicado pela mesma editora a partir de 1952, "New Musical Express" (também conhecido como "NME" - cuja sonoridade da sigla em inglês soava parecido com "enemy", "inimigo", o que ajudaria na repercussão da briga entre as duas publicações). O jornal funcionou até o ano 2000, quando foi fechado depois de virar uma revista mensal com o mesmo nome no ano anterior.

2/1/1969: Pelado na capa

Todo o carregamento do primeiro disco de John Lennon e Yoko Ono - "Two Virgins", que trazia os dois nus na capa - foi confiscado pelas autoridades de Nova Jersey, nos EUA, justamente por causa do nu frontal. O disco só foi liberado para ser vendido depois de embalado em um envelope de papel pardo.

2/1/1969: O começo do fim

Os Beatles começam a gravar o disco que mais tarde se chamaria "Let it Be" (e que por enquanto se chamaria "Get Back") nos estúdios de Twickenham, na Inglaterra, filmados por uma equipe de cinema. A tensão nestas gravações culminaria com a saída de George Harrison da banda, no dia 10 de janeiro.

2/1/1979: Julgado

Baixista dos Sex Pistols, Sid Vicious é levado a julgamento em Nova York sob a acusação de ter assassinado sua namorada na época, Nancy Spungen, três meses antes. Ele dizia ter acordado e encontrado a namorada morta no chão do banheiro do quarto de hotel em que os dois estavam, no mítico Hotel Chelsea, em Manhattan.

2/1/1980: 'Now Junior, behave yourself..."

O cantor norte-americano Larry Williams foi encontrado morto com uma arma em Los Angeles, nos EUA. Tinha 45 anos.

2/1/1981: 'Only you...'

O cantor David Lynch, um dos vocalistas do grupo vocal Platters, morre de câncer.

2/1/2002: Brigando no bar

O backstreet boy Nick Carter foi preso em Tampa, nos EUA, depois de se envolver em uma briga com sua namorada.

2/1/2003: Rodou numa geral

O rapper 50 Cent foi preso pela polícia de Nova York depois que armas foram encontradas em seu veículo, revistado por estar estacionado em um local proibido.

2/1/2007: 'I remember when...'

A música "Crazy", da dupla Gnarls Barkley, foi anunciada como sendo o single que mais vendeu no Reino Unido no ano anterior, atingindo 700 mil cópias. A faixa foi a primeira a chegar ao topo das paradas de sucesso apenas pelas vendas online.

2/1/2018: O pai do som de Muscle Shoals

Morre o produtor musical Rick Hall, dono do Fame Studios em Muscle Shoals, nos EUA, aos 85 anos.

Parabéns!

Os aniversariantes de 2 de janeiro incluem o tecladista do Ten Years After Chick Churchill (1942), o guitarrista do Parliament e do Funkadelic Glenn Goins (1954-1978) e o baixista do grupo indie inglês Wedding Present Keith Gregory (1963).

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest