Em 21 de dezembro de 2012, Psy lança o k-pop para o mundo
Especial

Em 21 de dezembro de 2012, Psy lança o k-pop para o mundo

O hit "Gangnam Style", que projetou o popstar coreano Psy e sua “dança do cavalo” para o resto do mundo, atingiu a impressionante marca de um bilhão de views de seu clipe no YouTube no dia 21 de dezembro de 2012. Foi a primeira vez que isso havia acontecido. O clipe já tinha entrado pra história ao desbancar o sucesso "Baby", que lançou a carreira de Justin Bieber, no mês anterior, mas ao atingir a marca bilionária, Psy mostrou para o mundo que o pop coreano não era uma curiosidade ou brincadeira — era uma das indústrias culturais mais poderosas do mundo.

Conhecido como K-Pop, a música pop feita na Coreia do Sul é uma indústria multimilionária que lança artistas que poderiam tranquilamente estar entre as músicas mais ouvidas do mundo, caso fossem cantadas em inglês. O sucesso de Psy veio do inusitado: do humor nonsense que sempre foi característica do rapper, de uma coreografia cafona e memorável, e de uma ostentação galhofeira, que fez com que o hit ultrapassasse as barreiras continentais e se tornasse um sucesso na Europa e nas Américas. O hit consagrou a ascensão da onda coreana no pop asiático ao mesmo tempo em que lançou artistas como Girls' Generation, BoA, Wonder Girls e CL rumo ao estrelato mundial. Este veio apenas com o fenômeno do sucesso do grupo BTS, que hoje surfa uma onda criada há seis anos por este pioneiro que cavalgava.

21/12/1968: O começo de tudo

David Crosby, Stephen Stills e Graham Nash tocam pela primeira vez ao vivo — e usam seus sobrenomes (Crosby, Stills & Nash) para batizar seu novo grupo.

21/12/1969: Adeus Diana

As Supremes apresentam-se pela última vez na TV com Diana Ross no programa de Ed Sullivan.

21/12/1970: Nixon + Elvis

Elvis Presley aparece na Casa Branca a convite de Richard Nixon para se tornar seu cruzado na guerra contra as drogas. O encontro choca os fãs do rei do rock, que só souberam do encontro no dia 27 de janeiro de 1972 — a pedido do próprio Elvis.

21/12/1985: Bruce maior que Michael

“Born in the USA", de Bruce Springsteen, ultrapassa "Thriller", de Michael Jackson, como o segundo disco que mais tempo ficou na lista dos dez mais vendidos da “Billboard”, permanecendo lá por 79 semanas. Ainda longe do disco que mais ficou na lista neste período: a trilha sonora do filme "A Noviça Rebelde", por 109 semanas.

21/12/1992: 'Born under a bad sign'

O blueseiro norte-americano Albert King morre vítima de um ataque cardíaco em Memphis, nos EUA.

21/12/2005: Casou!

Sir Elton John e seu companheiro David Furnish tornam-se as primeiras celebridades gays a registrar união civil estável, em uma cerimônia em Windsor, na Inglaterra. O evento teve a presença de nomes como Ringo Starr, Sting, Elvis Costello, George Michael e a família Osbourne completa — Ozzy, Sharon, Jack e Kelly.

21/12/2012: Stones privê

Guitarrista dos Rolling Stones, Ronnie Wood casa-se com sua noiva Sally Humphreys em uma cerimônia privada com a presença de Keith Richards, Rod Stewart e Paul McCartney.

21/12/2013: O adeus de Cohen

Leonard Cohen faz o último de seu shows em Auckland, na Nova Zelândia, completando sua "grande turnê" com 387 shows em vida. Ele morreria três anos depois.

21/12/2015: 'Eu preciso encontrar...'

Morre o cantor e compositor psicodélico gaúcho Flavio Basso, mais conhecido por Júpiter Maçã. Ele sofreu um ataque cardíaco no banho e não foi socorrido a tempo. Tinha 47 anos.

Parabéns!

Os aniversariantes deste 21 de dezembro incluem o flautista brasileiro Altamiro Carrilho (nascido em 1924, morto em 2012), o multiinstrumentista, maestro e compositor Frank Zappa (nascido em 1940, morto em 1993), a cantora de soul Carla Thomas (nascida em 1942), o guitarrista inglês Albert Lee (nascido em 1943), o beach boy Carl Wilson (nascido em 1946, morto em 1998), o violonista virtuose Paco de Lucia (nascido em 1947, morto em 2014), Emmett Murphy da banda indie Dinosaur Jr e Patrick Murphy dos Lemonheads (ambos nascidos em 1964) e Gabrielle Glaser do grupo Luscious Jackson (nascida em 1966).

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest