Em 23 de dezembro de 1964, era fundada, em alto mar, a rádio pirata mais louca do mundo
Especial

Em 23 de dezembro de 1964, era fundada, em alto mar, a rádio pirata mais louca do mundo

No dia 23 de dezembro de 1964, o navio MV Galaxy, que havia sido usado pela marinha norte-americana na Segunda Guerra Mundial, atraca no litoral norte da Inglaterra, abrigando a terceira rádio que transmitia para o país a partir de um barco para evitar questões como concessões públicas — daí surgiu o termo "rádio pirata". Uma brecha na legislação sobre telecomunicações inglesa permitia a existência deste formato e, após duas delas passarem a transmitir no litoral sul do país, o empreendedor norte-americano Don Pierson viu a possibilidade de crescer economicamente. Principalmente porque as duas estações que já existiam, Radio Caroline e Radio Atlanta, eram emissoras sem personalidade, que apenas reproduziam o que a concorrência tocava.

A rádio bolada por Pierson, batizada Radio London, contava com celebridades do meio na época, além de trazer uma programação voltada para a música pop mundial, culminando com o crescente interesse pelos Beatles, que viraram queridinhos da programação. A rádio inclusive acompanhou a última turnê do grupo pelos EUA em transmissões feitas por telefone, quando algum deles ligava para os produtores da emissora para contar as novidades, transmitidas para os ouvintes.

A emissora também foi a primeira a tocar o disco "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" dias antes de seu lançamento, graças à proximidade com a banda. A Radio London funcionou até a mudança na legislação que proibiu seu formato, e em sua última hora de transmissão — batizada apenas de The Final Hour — foram ouvidas saudações de artistas como Mick Jagger, Dusty Springfield, Ringo Starr e Cliff Richard. A faixa "A Day in the Life", dos Beatles, encerrou sua transmissão no dia 14 de agosto de 1967.

23/12/1964: Brian não aguentou

Durante um voo entre Los Angeles e Houston, o principal compositor dos Beach Boys, Brian Wilson, sofre um colapso nervoso — e a partir daí para de fazer turnês com a banda, sendo substituído por Glen Campbell e depois por Bruce Johnston. Brian seguiu com o grupo compondo e trabalhando em estúdio.

23/12/1977: Temente a Allah

O cantor e compositor folk Cat Stevens converte-se ao islamismo e muda seu nome para Yusuf Islam.

23/12/1989: Cai fora

O rapper Ice Cube é demitido do grupo N.W.A. logo após o sucesso do primeiro disco do grupo, "Straight Outta Compton".

23/12/1992: Funk calado

Morre o guitarrista do Funkadelic Eddie Hazel de insuficiência hepática, aos 42 anos.

23/12/2007: Adeus O.P.

Morre o compositor canadense e pianista de jazz Oscar Peterson, de insuficiência renal, aos 82 anos.

23/12/2010: 'Maestro Zezinho, uma nota!'

Morre, após uma parada cardíaca em São Paulo, o pernambucano Maestro Zezinho, diretor musical de programas musicais de Sílvio Santos, como "Show de Calouros" e "Qual é a Música?".

Parabéns

Os aniversariantes deste dia 23 de dezembro incluem o trompetista Chet Baker (nascido em 1929, morto em 1988), a cantora soul Esther Philips (nascida em 1935, morta em 1984), o guitarrista do Jefferson Airplane Jorma Kaukonen (nascido em 1940), o cantor e compositor norte-americano Tim Hardin (nascido em 1941, morto em 1980), Harry Shearer, o ator que interpreta o baixista fictício Derek Smalls no filme "Spinal Tap" (nascido em 1943), o guitarrista do Mott the Hoople Ariel Bender (nascido em 1949), o guitarrista do King Crimson e que tocou com David Bowie e Talking Heads, Adrian Belew (nascido em 1949), o guitarrista do Iron Maiden Dave Murray (nascido em 1958) e o vocalista do Pearl Jam, Eddie Vedder (nascido em 1964).

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest